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Qual a diferença entre o Cadastro Positivo e o Cadastro Negativo no SPC e Serasa?

Muito provavelmente você passou a vida inteira ouvindo falar do Cadastro Negativo, mesmo sem saber da denominação. Muito menos conhecido, é o Cadastro Positivo, mas nos últimos meses passou por uma mudança significativa, com a adesão automática dos consumidores. Saiba o que é cada um destes cadastros, e entenda a diferença entre o Cadastro Positivo e o Cadastro Negativo, aqui neste artigo.

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Cadastro Negativo

O Cadastro Negativo contém informações detalhadas sobre a inadimplência. Ou seja, é um cadastro que existe há décadas no Brasil e que contém informações apenas sobre dívidas vencidas e não pagas tanto de empresas quanto de consumidores. Este cadastro pode ser consultado por empresas que pretendem realizar negócios ou simplesmente conceder crédito a consumidores e outras empresas.

Em outras palavras, através do Cadastro Negativo é possível saber se uma pessoa ou uma empresa está ou não em situação de inadimplência. Todavia, não é possível ter uma visão mais completa do seu histórico de pagamentos realizados, bem como a sua capacidade de assumir novos compromissos.

Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo, ao contrário do Cadastro Negativo, ao contrário de considerar tão-somente a inadimplência, considera também os compromissos assumidos e os pagamentos realizados por empresas e consumidores. Dessa forma, vamos supor que um consumidor esteja inadimplente com apenas uma parcela de um financiamento, mas que ao mesmo tempo mantenha a regularidade em uma série de outros compromissos honrados em dia. Ou seja, como o financiamento da casa e as contas de telefone, luz e água. Todas essas informações também poderão ser consideradas pelo mercado para uma melhor análise de risco na hora de conceder crédito.

É importante ressaltar que o Cadastro Positivo existe desde 2011, mas era necessário que o consumidor ou empresa autorizasse a abertura do seu Cadastro Positivo nos órgãos de proteção ao crédito. Mais recentemente, o Brasil passou a seguir uma tendência internacional praticada em análise de risco de crédito, com a inclusão automática do Consumidor.

Agora, ao contrário de como funcionava anteriormente, a exclusão deve ser solicitada diretamente pelo consumidor ou empresa que não queira ter seu CPF ou CNPJ no banco de dados. Este modelo é adotado em países economicamente relevantes, como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Itália, Japão, China, Índia, Coreia do Sul, África do Sul, México, Chile, Colômbia e Argentina.

Qual a diferença entre o Cadastro Positivo e o Cadastro Negativo

Em resumo, a grande diferença entre o Cadastro Positivo e o Cadastro Negativo, é o fato do primeiro ser muito mais justo, permitindo uma análise mais aprofundada da capacidade de pagamento de um determinado indivíduo ou empresa, além de possibilitar uma potencial queda na taxa de juros para consumidores que costumam pagar as suas contas em dia.

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