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Qual a diferença entre Serasa Experian e Serasa Consumidor?

A diferença é mais simples do que você imagina!

São diversos órgãos de proteção ao crédito no Brasil, sendo os dois principais o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Serasa. Este último, é dividido em duas vertentes, a Serasa Experian e a Serasa Consumidor.

Por terem quase o mesmo nome, muitos usuários acabam se confundindo entre os dois. Aí entra uma grande dúvida : afinal, qual é a diferença entre Serasa Experian e Serasa Consumidor? Confira os detalhes a seguir!

Diferença entre Serasa Experian e Serasa Consumidor

Muitos consumidores se perguntam qual a diferença entre esses dois órgãos internos da Serasa. Pois saiba que a resposta é ser bem simples.

Serasa Experian

A Serasa Experian presta serviços para empresas, fornecendo orientações sobre crescimento organizacional, proteção e recuperação. Ou seja, é um órgão voltado exclusivamente para pessoa jurídica. Abaixo, seguem os serviços oferecidos pela Serasa Experian:

Autenticação e certificação digital

Trata-se de assinatura de documentos digitais. Com esta opção, a empresa pode efetuar operações pela Internet com muito mais segurança nas transações.

Otimização na recuperação de dívidas

Este serviço otimiza a recuperação de dívidas, permitindo principalmente a inclusão dos devedores na base de dados e gerenciando as negociações.

Consulta e concessão de crédito

Possibilita a pesquisa e busca de dados a respeito dos consumidores, a fim de incrementar e fundamentar a análise para concessão de crédito.

Serasa Consumidor

Ao contrário da Experian, a Serasa Consumidor oferece serviços exclusivos para a pessoa física, ou seja, para os consumidores em geral que não possuem um CNPJ.

A Serasa Consumidor é uma vertente do Experian, voltada para os consumidores, incentivando que sejam bons pagadores, o que sem dúvida é de grande interesse das empresas. Confira abaixo alguns dos serviços oferecidos pela Serasa Consumidor:

  • Consulta de débitos existentes no CPF;
  • Verificação do score de crédito;
  • Consulta de dados das empresas credoras com as quais se tem dívidas;
  • Oportunidade de receber ofertas de negociação de débitos;
  • Abertura e conferência do Cadastro Positivo.

Conclusão

Ambos os serviços são bem parecidos, a única diferença é o público-alvo de cada um deles. Enquanto a Serasa Experian é exclusiva para empresas, a Serasa Consumidor é voltada para os consumidores em geral sem CNPJ.

Cada um tem suas particularidade de acordo com o público-alvo, podendo ajudar no controle financeiro e obtenção de crédito.

Imagem: Jo Galvao/Shutterstock