Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Qual é a diferença entre Serasa e SPC? Conheça os detalhes!

A principal diferença está no banco de dados utilizado. Entenda como funciona!

Tempo estimado de leitura: 0 minuto

Você sabia que existem diversas diferenças entre o SPC e a Serasa? Em suma, as funções das duas instituições de crédito se confundem, já que registram informações pessoais como CPF, endereço e contas atrasadas.

Os dois órgãos operam como empresas prestadoras de serviços. Entretanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a funcionalidade da Serasa e do SPC. Diante disso, confira abaixo, qual a diferença entre cada um.

Qual é a diferença entre Serasa e SPC?

O SPC e a Serasa contam com funções bem semelhantes. Entretanto, há diferenças entre as duas empresas, que os consumidores precisam conhecer. Por exemplo, enquanto o banco de dados do SPC é coletado por lojistas credenciados, o da Serasa vem de bancos e instituições financeiras.

Além disso, a Serasa é uma parceria entre a Associação dos Bancos do Estado de São Paulo e a Federação Brasileira das Associações de Bancos. Posteriormente, foi vendido ao grupo Experian. 

Já o SPC foi fundado por um grupo composto por 12 empresas. Ele é financiado pelas associações comerciais do Brasil, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas.

Ademais, a consulta do CPF também é diferente nas duas. Enquanto na Serasa é possível fazer uma consulta ao CPF grátis na internet, no SPC é necessário pagar pelo menos R$ 9,90 pela consulta.

O que é a Serasa?

Em suma, a Serasa é uma instituição que presta serviços e tem um grande banco de dados. No seu sistema, aparecem dados de cidadãos e empresas, onde estão registradas as contas vencidas e não pagas.

Além disso, há o cadastro de protesto de títulos, ações judiciais, cheques sem fundos e demais provenientes de fontes públicas e oficiais. Assim, as informações são compartilhadas para as empresas e/ou bancos que contratam o serviço. Entre as funções da Serasa, estão o registro sobre as dívidas e uma área exclusiva para as pessoas físicas.

O que é o SPC?

A sigla SPC significa Serviço de Proteção ao Crédito. A instituição opera como banco de dados de informações sobre o crédito, que tem caráter público. Trata-se de uma plataforma de dados das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL), promovido também por associações comerciais.

Ademais, o sistema de consulta do SPC ajuda para que as empresas e os bancos liberem crédito aos consumidores para que possam começar as negociações.

Posso estar negativado na Serasa e no SPC não?

Sim, é possível estar negativado apenas na Serasa e não no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e vice-versa. Isso ocorre porque cada órgão de proteção ao crédito possui sua própria base de dados e critérios para inclusão de informações de inadimplência.

Portanto, é importante verificar a situação em ambos os órgãos para ter uma visão mais completa da situação de crédito de uma pessoa física ou jurídica

Por que meu score do SPC é diferente da Serasa?

Isso acontece porque cada uma das empresas faz o cálculo do score de crédito de maneira diferente.

Como o score é calculado?

A pontuação de crédito é baseada em vários dados diferentes. Os principais são: 

  • Comportamento de consultas/consultas para serviço e crédito;
  • Crédito contratado;
  • Histórico de dívidas;
  • Pagamento de crédito;
  • Pagamento de dívidas;
  • Tempo de uso do crédito.

Quanto tempo leva para a dívida parar de ser cobrada na Serasa/SPC?

Leva 5 anos. Porém, isso não significa que você voltará a ter facilidade em adquirir crédito nas instituições financeiras. Entenda mais, no nosso texto sobre prescrição de dívida.

Veja também o nosso vídeos sobre o assunto:

Imagem: Roman Samborskyi/shutterstock.com