Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dígito na conta: Descubra como encontrar e qual a sua finalidade

Os números do seu CPF, RG ou CNPJ têm algo em comum. Todos eles contam com um dígito final, também chamado de dígito verificador (DV), o que aparece depois do traço. E assim, como nos documentos oficiais, é possível achar o dígito verificador em outros números de identificação. A sequência numérica que identifica a sua conta corrente, por exemplo, tem o dígito verificador.

Da mesma forma, o número da conta poupança, e até mesmo o número da agência bancária pode ter o seu DV, nesse caso podendo ser um número ou uma letra. Abaixo, compreenda como identificar o dígito da conta, e o porquê desse número ser importante.

Cartão de crédito de gigante do varejo dá bom limite e aprova em poucos segundos

Dígito na conta: Qual a sua finalidade?

O dígito da conta, ou dígito verificador da conta (DV), é composto por um ou mais algarismos e fica no final da sequência numérica. O DV tem como função, validar se o número da conta corrente, ou poupança, realmente existe. Ademais, ele evita os prováveis erros de transmissão ou digitação, além de impedir as eventuais fraudes.

Além disso, se você já tentou fazer uma transferência bancária, e não inseriu o dígito da conta, sabe que a transferência não foi finalizada. E isso, pode ser um problema. Muito além das contas bancárias, o dígito verificador também se usa em documentos de identificação, como o CPF, RG, CNPJ, números de matrículas, código de barras, boletos de cobrança, entre outros.

Durante a história, os nomes deixaram de ser usados como uma forma de identificação, dando espaço aos algarismos numéricos. A meta era garantir que a comunicação dos dados fossem eficientes, e assim, criar uma forma única de identificação.

A partir disso, o dígito verificador surgiu para suprir as eventuais falhas de transmissão de informação, seja por tentativas de fraudes, ou erros de digitação. É o que diz um estudo feito pelo Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Como identificar?

Seja no app do seu banco, ou impresso no cartão, o dígito da conta é o número que fica ao final da sequência numérica. Geralmente, logo depois de um hífen (traço) ou espaço. Por exemplo: Conta Corrente: 123456 – 7.

Nesse caso, o número 7 é o dígito da sua conta. E assim, seja para fazer uma transferência, pagamento online ou qualquer outro uso do número da sua conta corrente, é necessário inserir também o dígito verificador.

No caso do dígito da agência bancária, ele pode ser representado pela letra X ao invés de um número. Caso necessite inserir o número da sua agência bancária em algum campo, e só tenha o teclado numérico disponível, substitua a letra X pelo número 0.

Enfim, quer saber mais sobre tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: GaudiLab/shutterstock.com