Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dinheiro esquecido na Caixa já pode ser sacado: veja se você tem direito

Veja aqui se você é um dos 10,5 milhões de brasileiros que podem sacar estes valores na Caixa Econômica até 05 de agosto!

Cerca de 10,5 milhões de trabalhadores têm direito a um dinheiro esquecido na Caixa Econômica Federal. Trata-se de mais de R$ 25 bilhões em cotas do PIS/Pasep liberados para saque a quem trabalhou de carteira assinada na iniciativa privada ou atuou como servidor público entre os anos 1971 e 1988.

De acordo com a instituição, os brasileiros que têm direito ao valor devem realizar o saque até o dia 05 de agosto. Entretanto, para ter acesso à quantia, o indivíduo não deve ter retirado o dinheiro de sua cota até hoje.

Embora os valores estejam disponíveis a titulares ou beneficiários legais desde 2020, a Caixa informou que poucos fizeram os saques. Desde a migração das cotas para o FGTS, foram realizados mais de 481 mil pagamentos, totalizando R$ 701 milhões.

Como sacar cotas do Pis/Pasep?

O saque deve ser realizado até 05 de agosto. Caso isso não aconteça, os recursos serão transferidos do FGTS para o Tesouro Nacional. Entretanto, o indivíduo pode requerer o valor em até cinco anos. Para esses casos, procedimento de solicitação ainda não foi divulgado.

Confira o passo a passo para consultar e solicitar os valores:

  1. Realize o download do aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS);
  2. Clique em “Entrar no aplicativo”, usando seu CPF e sua senha;
  3. Em seguida, clique sobre a mensagem “Você possui saque disponível”;
  4. Depois, vá em “Solicitar o saque do PIS/PASEP”;
  5. Posteriormente, escolha a forma de saque, se quer receber crédito em conta ou presencialmente;
  6. Verifique seus dados;
  7. Selecione a opção de “Confirmar saque”;
  8. O saldo poderá ser creditado em conta bancária de qualquer instituição indicada pelo trabalhador, sem custo nenhum.

Caso tenha dúvidas, você pode pedir mais informações pelo telefone 4004-0104 (para capitais e regiões metropolitanas) ou pelo 0800 104 0104 (para demais regiões).

Saque para herdeiros

Caso você seja herdeiro de algum trabalhador já falecido, deverá também acessar o app do FGTS para realizar o saque. Solicite, então, o resgate do valor em “Meus Saques” e, em seguida, “Outras Situações de Saque”. Por fim, escolha a opção “PIS/PASEP – Falecimento do Trabalhador”.

Imagem: Jair Ferreira Belafacce / Shutterstock.com