Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como consultar “dinheiro esquecido no banco” de familiares que já faleceram?

Com alguns dados importantes, já é possível fazer a consulta. Mas e a retirada?

Segundo o Banco Central, os recursos “esquecidos” nos bancos, que podem agora ser retirados a partir do novo sistema Valores a Receber, também pode valer para pessoas que já morreram ou empresas que encerraram suas atividades. Dessa forma, tendo em mãos o número de CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou de abertura da empresa, já é possível saber se há ou não recursos esquecidos. Então, para saber mais, confira a seguir!

É provável que você também goste:

Como elevar o nível da conta do Gov.br para consultar Valores a Receber

Banco Central: busca por valores esquecidos chega a quase 90 milhões de consultas

Próxima fase de consultas ao “dinheiro esquecido” do BC poderá ter novos valores

Como consultar “dinheiro esquecido no banco” de familiares que já faleceram?

Contudo, apesar da possibilidade de devolução nesses casos, o Banco Central ainda não deu mais detalhes sobre os procedimentos para a consulta dos valores. No caso, a instituição prometeu “informar em breve” quais serão esses passos; permitindo assim que terceiros façam não apenas a consulta, mas também o resgate dos valores.

“Em breve o Banco Central irá divulgar os procedimentos para consulta de Valores a Receber por terceiros legalmente autorizados (procurador, tutor, curador, herdeiro, inventariante ou responsável por menor não emancipado), nos casos em que o proprietário dos recursos não puder obter login gov.br nível prata ou ouro”, informou o Banco Central à imprensa.

Por fim, vale lembrar que a consulta e resgate são feitos exclusivamente pelo site do Valores a Receber. Segundo o BC, no total estima-se que os brasileiros poderão sacar um total de R$ 8 bilhões. Na primeira fase, o BC abriu consultas referentes à metade deste valor. Em 2 de maio, abre uma nova fase de consultas.

Segundo o Banco Central, ele começará a devolver os valores esquecidos nos bancos referentes a esta primeira fase a partir de 7 de março. Para os demais valores, o BC não informou datas. A devolução será preferencialmente por PIX.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Alexandre Zorek / Shutterstock.com