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Confira os direitos de quem comprou na Black Friday e se arrependeu

Na última sexta-feira (25), foi encerrada oficialmente a Black Friday. Contudo, algumas pessoas podem ter se arrependido da compra, por ter comprado por impulso ou pelo produto não ser o que esperava. Dessa forma, para trocar ou devolver um produto é preciso estar atento aos direitos do consumidor.

À vista disso, o Código de Defesa do Consumidor estabelece que a devolução do produto deve ser feita no prazo de sete dias da compra ou da entrega. Assim, o cliente não deve ser cobrado por nenhum valor. Além disso, é orientado que a solicitação de cancelamento seja feita por escrito.

Principais motivos para as trocas

Portanto, os principais motivos para que os clientes desejem trocar um produto adquirido são:

  • Insatisfação por qualidade inferior ao esperava ou algum defeito constatado no produto – 27% do total de solicitações;
  • Tamanho diferente do esperado (ajuste ao corpo e fit) – 25% do total de solicitações;
  • Insatisfação pela cor – cerca de 15% do total
  • Problemas logísticos ou de fulfillment – cerca de 8% do total de solicitações.

Orientações do Procon-SP 

Confira as dicas para troca de produtos comprados em loja física ou pela internet:

Troca por defeito

Em caso de defeito, o fornecedor tem até 30 dias para solucionar o problema. Contudo, se o reparo não for realizado em até 30 dias, o consumidor pode solicitar a troca do produto, devolução do dinheiro ou abatimento proporcional do preço.

Já em caso de produto essencial, o prazo de 30 dias não deve ser aplicado. Assim, deverá ser feita a devolução do valor pago ou troca imediata do produto.

Troca por gosto ou tamanho

Embora a loja não seja obrigada a efetuar a troca apenas se tiver se comprometido com o cliente a fazê-la, a maioria das lojas opta pelo serviço.

Dessa forma, antes de adquirir um produto, é importante que o consumidor se informe sobre as condições de troca.

Como trocar

É importante guardar a nota fiscal ou o recibo de compra para apresentar na hora da troca. Já em caso de peças de vestuário, a etiqueta do produto deve ser mantida.

Valor da troca

Por fim, ao realizar a troca, o valor pago pelo produto deverá prevalecer, ainda se houver liquidações ou aumento do preço.

Compra pela internet

Para além disso, caso a compra seja feita por telefone, catálogo e internet, por exemplo, o consumidor pode exercer o direito de arrependimento em até sete dias da data da aquisição ou recebimento do produto. Todavia, caso já tenha recebido o produto, deverá devolvê-lo tendo direito a receber de volta o valor pago, inclusive o frete.