Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dívida da Venezuela com o Brasil: saiba como o país deverá fazer o pagamento

Presidente do BNDES fala sobre fala sobre como o país deve fazer para pagar dívida com o Brasil.

Na última segunda-feira (5), o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, falou sobre a dívida da Venezuela com o Brasil. Segundo ele, o mais provável é que a quitação seja feita em energia elétrica e petróleo.

Mercadante destacou que a Venezuela não possui condições de pagar em divisas o passivo existente com o governo do Brasil. Desse modo, siga na leitura para saber mais sobre a situação entre os países vizinhos.

Mercadante diz que dívida da Venezuela com o Brasil deve ser paga com energia e petróleo 

De acordo com o presidente do BNDES, os passivos com o banco público foram quase que cobertos por completo pelo Fundo de Garantia à Exportação (FGE), tendo restado uma pequena parcela.

Ainda, conforme a instituição financeira, a Venezuela teria recebido contratos de apoio à exportação de serviços de engenharia no valor de 1,5 bilhão de dólares. Destes, 40 milhões estão em atraso e devem ser indenizados pelo FGE.

As informações são de que o saldo devedor marca 84 milhões de dólares. Durante evento no BNDES, Aloizio Mercadante falou sobre a dívida da Venezuela com o Brasil e o interesse do país em realizar o pagamento.

 “Um país não quebra, ele atrasa. Brasil já fez moratória da dívida externa. A Venezuela disse publicamente a disposição de retomar o pagamento, a negociação é diretamente com a Fazenda por conta do Fundo de Garantia à Exportação”, afirmou Mercadante.

Governo brasileiro e plano de cobrança

Na última semana, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), divulgou a intenção do governo de cobrar a dívida da Venezuela com o Brasil. Segundo o líder da pasta, um grupo de trabalho vem sendo desenvolvido para que o tema seja tratado, com a intenção de fechar um diagnóstico e definir o planejamento a fim de que o débito seja quitado. 

Em recente passagem pelo Brasil, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou existir a criação de uma comissão para que o tamanho da dívida do país com o Brasil seja definido.

Cabe destacar que foi ressaltado por Mercadante que a Venezuela apresentou crescimento em sua economia, mas que não possui dólares disponíveis, por isso a possibilidade do pagamento ocorrer por meio de petróleo e energia elétrica.

Imagem: Aritra Deb / shutterstock.com