Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dívida pode ser cobrada após 5 anos? Entenda

Descubra se é possível cobrar uma dívida depois de cinco anos e entenda os prazos de prescrição estabelecidos pela legislação brasileira!

Muitos brasileiros têm dúvidas sobre o que ocorre com uma dívida não paga após alguns anos. Logo, muitos deles se perguntam sobre o que acontece quando uma dívida “caduca”. Assim, entender os direitos e deveres relacionados a dívidas pode ser crucial para lidar com situações financeiras complexas.

Dessa forma, descubra abaixo tudo sobre a prescrição de dívidas e as implicações para o seu nome e seu bolso. Continue a leitura para mais informações!

Entenda o que acontece com uma dívida após 5 anos

Mão segurando dívida enquanto disca em calculadora em cima da mesa onde também tem um laptop.
Imagem: fizkes / Shutterstock.com

Após o período de 5 anos, uma dívida é considerada prescrita no que tange à possibilidade de negativação em serviços de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Isso significa que, legalmente, a dívida não pode mais ser usada para restringir o acesso a serviços financeiros por parte do consumidor que estava inadimplente.

Ademais, é crucial entender que a prescrição impede apenas a negativação após 5 anos, mas não elimina a dívida. O credor ainda pode tentar recuperar o valor de outras maneiras, como através de contatos diretos, embora não possa mais utilizar o judiciário para reivindicar o montante através de formas coercitivas.

Portanto, a “limpeza” do nome é total em relação aos órgãos de proteção ao crédito. Porém, a dívida continua existindo. A recomendação é tentar uma negociação amigável com o credor, para evitar possíveis inconvenientes futuros. Entre os débitos que podem ser prescritos, estão:

  • Empréstimos pessoais e cartões de crédito: 5 anos;
  • Contas de consumo (água, luz, etc.): 5 anos;
  • Impostos municipais: Varia conforme a legislação local.

Vantagens e desvantagens de esperar a prescrição

Ao esperar pelo prazo de prescrição, você poderá ter seu nome limpo automaticamente nos registros de proteção ao crédito, o que é uma vantagem significativa para quem precisa recuperar seu score. Contudo, a dívida continuará existindo, o que pode gerar cobranças e até um possível desconforto social com o credor.

Veja também:

Prefeitura de Canoas assinou decreto para ‘tomar doações privadas’ no RS? Entenda

Portanto, negocie sempre que possível. Muitas empresas oferecem condições facilitadas para a quitação de dívidas antigas, incluindo descontos significativos. O diálogo aberto é sempre a melhor estratégia para limpar seu nome e suas pendências financeiras de vez.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com