Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Duas contas digitais deixam de operar no país: vem mais por aí?

As contas digitais trouxeram inúmeras facilidades, mas recentes mudanças têm deixado muitas pessoas preocupadas. Saiba mais!

Cada vez mais buscadas pelos brasileiros, as contas digitais trouxeram inúmeras facilidades. Todavia, recentes mudanças têm deixado muitos preocupados. O Bitz, carteira digital do Bradesco, deixou de existir em abril, e o Banco Original anunciou que não vai mais oferecer serviços a pessoas físicas.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Finder no final de 2022, o Brasil é o país com mais contas do tipo no mundo. Nesse sentido, as facilidades dos bancos digitais são aproveitadas por 43% dos brasileiros. Por isso, não é de se estranhar que as pessoas queiram saber se há possibilidade de mais encerramentos pela frente.

Entenda o que está por trás das recentes mudanças em contas digitais

Bitz

É importante entender o que motivou as recentes mudanças. O Bitz, por exemplo, era apenas uma das opções digitais administradas pelo Bradesco. Além dessa carteira, o banco possui o Digio, que foi sugerido aos clientes da primeira conta como uma boa alternativa.

Na verdade, em comunicado encaminhado para os usuários, o Bitz destacou que havia se tornado Digio, “um banco digital que integra o Grupo Bradesco”. Essa transformação ocorreu após a instituição financeira finalizar a aquisição da conta digital e optar pelo gerenciamento de apenas uma carteira.

Banco Original

Bem parecido com o que ocorreu no Bradesco, o encerramento das atividades para pessoas físicas no Banco Original também envolve outra conta digital: o PicPay. Nesse caso, as duas empresas são administradas pela J&F Participações, que decidiu migrar os clientes de uma opção para outra.

Assim, mais de 2,5 milhões de usuários PF serão transferidos para o PicPay, o que permite que a J&F não perca seus clientes em meio à reorganização. Em julho, o Banco Original já deve estar 100% operando com o segmento agrícola e com empresas de médio e grande porte.

Contas digitais no Brasil

Não é possível ter total certeza do que vem pela frente, se novos encerramentos serão anunciados ou se mais migrações serão realizadas. Contudo, é necessário levar em conta as possibilidades que os bancos digitais encontram no país.

Segundo uma pesquisa da Bain & Company, em 2022, 54% dos brasileiros com idade entre 18 e 35 anos já consideravam algum banco digital como sua principal instituição financeira. Ou seja, são contas que atraem todas as faixas etárias, que buscam facilidades, serviços personalizados, entre outros.

Imagem: fizkes/shutterstock.com