Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É melhor utilizar cartão de crédito ou Pix parcelado?

Entenda como funciona o cartão de crédito e o Pix parcelado e qual é a melhor opção para realizar compras e pagar dívidas.

O cartão de crédito já faz parte da vida dos consumidores há anos. O Pix parcelado, no entanto, ainda é uma novidade para muitos brasileiros. Aliás, a ferramenta do Banco Central ainda é recente, se analisado que seu lançamento ocorreu em 2020, e as pessoas ainda se acostumam com as vantagens.

A busca pelo cartão de crédito ou Pix parcelado quase sempre acontece quando a pessoa precisa comprar ou quitar uma dívida. Entretanto, nem todas as instituições financeiras oferecem essas duas opções, principalmente porque a segunda ainda não foi lançada pelo BC, que deseja tornar a alternativa mais “eficiente”.

Cartão de crédito e Pix parcelado: entenda como funcionam

Antes de analisar se é melhor utilizar o cartão de crédito ou Pix parcelado, há a necessidade de compreender como funciona cada um. Portanto, confira abaixo como essas opções se diferenciam.

  • Cartão de crédito: é um meio de pagamento que já vem com um limite de crédito preestabelecido. Dessa forma, o consumidor pode adquirir o que deseja nos comércios que aceitam o cartão e deve realizar o pagamento da fatura todo mês.
  • Pix parcelado: também é uma forma de pagamento, mas neste caso o consumidor recebe o valor total e a cobrança é realizada de maneira parcelada. Em outras palavras, a pessoa recebe o dinheiro na hora e deve pagar a quantia mensalmente, com tarifas e encargos.

Cartão de crédito ou Pix parcelado? Qual é a melhor opção?

A vantagem do cartão de crédito é que só existe a cobrança de juros se o pagamento da fatura não for realizado até a data de vencimento. No caso do Pix parcelado, há a possibilidade de pegar valores elevados, mas há a incidência de taxas que podem deixar a opção desvantajosa.

Contudo, não é possível ter uma resposta definitiva para a pergunta: “É melhor utilizar cartão de crédito ou Pix parcelado?”. Isso porque o consumidor deve avaliar a necessidade e custos que cada opção possui. Além disso, é preciso analisar se a utilização desses produtos pode se tornar uma “bola de neve”.

Vale lembrar que o limite do cartão e a possibilidade de parcelar um Pix são oferecidos por instituições financeiras como Nubank, Bradesco, Santander e PicPay. As taxas por atraso e pelo parcelamento do dinheiro aplicadas por esses bancos variam.

Imagem: BrightSpace / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital