Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É permitido sacar o FGTS trabalhando? Entenda seus direitos

Saque do FGTS: tire suas dúvidas e saiba em quais situações você pode sacar o saldo das contas do fundo mesmo trabalhando

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) funciona como uma poupança do trabalhador que atua com carteira assinada. No entanto, frequentemente, surge a dúvida se é permitido sacar o FGTS trabalhando. Assim, a resposta é sim, é possível sacar o FGTS mesmo estando trabalhando.

Dessa forma, apesar da modalidade mais comum ser o saque-rescisão, que libera o saldo integral do fundo após demissão sem justa causa, existem diversas outras situações que permitem o saque do FGTS, inclusive para quem está em um emprego formal. Veja mais detalhes!

Quando posso sacar o FGTS mesmo trabalhando?

Portanto, as principais situações em que você pode sacar o FGTS mesmo trabalhando são:

  • Saque-Aniversário: permite o saque de uma parcela do saldo do FGTS a cada ano, no mês do seu aniversário. O valor do saque varia de 5% a 50% do saldo disponível, de acordo com o mês de aniversário;
  • Compra da casa própria: permite o saque de até 80% do saldo do FGTS para financiar a compra da casa própria ou amortizar saldo de financiamento;
  • Doenças graves: permite o saque do FGTS para custear o tratamento de doenças graves, como câncer, AIDS e tuberculose;
  • Outras situações: Em algumas situações específicas, como divórcio e necessidade de acompanhar filho menor em tratamento médico, também é possível sacar o FGTS.
Um celular exibindo o logotipo do FGTS sobre algumas notas de 20, 50 e 100 reais. Ao lado, uma pequena pilha de moedas.
Imagem: Etalbr / Shutterstock.com

Como solicitar o saque do FGTS?

Enfim, a forma de solicitar o saque do FGTS varia de acordo com a modalidade desejada. No geral, o processo pode ser feito através do aplicativo do FGTS (disponível para Android ou iOS), site do FGTS ou em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

Veja também:

Moedas das Olimpíadas podem te render R$ 4,5 mil; veja se tem alguma

No entanto, é importante destacar alguns pontos de grande relevância em relação aos saque do FGTS:

  • O valor sacado do FGTS não é reposto na conta do fundo;
  • O trabalhador que aderir ao Saque-Aniversário abre mão do saque-rescisão;
  • É importante fazer a simulação do saque no aplicativo do FGTS ou em uma agência da Caixa Econômica Federal para saber quanto você pode sacar.

Imagem: Etalbr / Shutterstock.com