Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É possível acelerar a aposentadoria? Confira algumas dicas!

Acelerar a aposentadoria é o sonho de muitos trabalhadores que sabem como o processo do INSS pode demorar muito mais do que o ideal. Afinal, ainda que a lei preveja até 45 dias para a análise do benefício, é possível que seja necessário outros documentos.

Com isso, o prazo pode ficar cada vez maior. Confira, a seguir, algumas dicas que irão te ajudar a acelerar a aposentadoria, seja ao pedir o benefício ou para quem ainda trabalha.

Acelerar a aposentadoria: 5 dicas para quem vai entrar com o pedido

1. Acelerar a aposentadoria por incapacidade

A melhor forma de acelerar a aposentadoria se o benefício for por incapacidade é anexar todos os documentos sobre a evolução da doença. Ou seja, separe relatórios, atestados médicos e outros comprovantes que mostram a urgência do pedido.

Além disso, não se esqueça de verificar a classificação internacional de doenças (CID) e também a identificação do médico que acompanhou o tratamento.

2. Acelerar a aposentadoria por idade ou tempo de contribuição

Benefícios programáveis são aqueles que se aplicam a regras de tempo ou idade. Nesse caso, o ideal é, antes de protocolar o pedido, separar toda a documentação por data.

Dessa forma, eles ficam mais fáceis de consultar e facilita o trabalho de quem fará a análise. Por último, não esqueça de se certificar que eles estão sem rasura e se estão totalmente legíveis.

3. Se atentar aos documentos

No caso de um documento faltante ou ilegível, o processo é reaberto e se inicia novamente, após o Meu INSS informar a inconsistência. Por isso, na dúvida sobre a necessidade de um documento, não o exclua do envio.

Porém, atente-se em fazer isso respeitando a dica 2, que diz sobre a ordem em que eles precisam ser anexados para acelerar a aposentadoria.

4. Acompanhar o prazo e exigir preferência quando houver

Ainda que o prazo médio do INSS para retornar o pedido de aposentadoria seja de 2 meses, a lei informa 45 dias. Por isso, caso esteja passando por dificuldades, acione o juiz para solicitar o cumprimento do prazo legal.

Além disso, saiba que a Previdência Social realiza correção monetária e de juros a partir da data de entrada do processo.

5. Verificar a simulação de aposentadoria antes de pedir o benefício

Dentro do app Meu INSS existe uma calculadora de aposentadoria. Por isso, não se esqueça de preencher os dados e conferir se você já está apto a receber o benefício.

Além disso, caso você tenha tempo de trabalho sem carteira assinada, confira a Instrução Normativa 77/2015. Isso porque ela informa quais documentos você pode usar para comprovar o trabalho neste período e, assim, acelerar a aposentadoria e o recebimento do benefício.

Empréstimo com as menores taxas para beneficiários do INSS

Se você está precisando de dinheiro extra para alcançar um objetivo ou até mesmo quitar uma dívida, saiba que existe um jeito simples e fácil de conseguir!

Por meio do Seu Empréstimo Digital, aposentados e pensionistas conseguem encontrar os maiores valores com as menores taxas de empréstimo consignado.

Você simula e contrata o empréstimo sem sair de casa, e todo o processo é seguro e sem burocracia. Clique aqui e conheça!

Imagem: Inside Creative House/shutterstock.com