Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Prova de vida do INSS: saiba o que muda a partir de 2023

A prova de vida do INSS terá uma mudança em 2023 que a tornará mais ágil e simples. Confira o que é necessário fazer para continuar recebendo.

A prova de vida do INSS para 2023 retorna como obrigatória, a fim de que os beneficiários da previdência possam comprovar o seu direito ao recebimento. Ou seja, aposentados, pensionistas e outros beneficiários precisarão cumprir as regras do Instituto para que não haja suspensão dos pagamentos.

Contudo, a expectativa é de maior agilidade e simplificação, uma vez que o procedimento acontecerá de modo automático, através de dados do TSE e outros órgãos. Em outras palavras, quem votou nas eleições de 2022 terá sua prova de vida do INSS validada na plataforma.

Fim da obrigatoriedade da prova de vida do INSS

Devido ao cenário da pandemia, a prova de vida do INSS foi suspensa até o dia 31 de dezembro de 2022. Porém, devido à maior integração de diferentes canais pelo portal Gov.br, o INSS será capaz, em 2023, de cruzar informações de diferentes bases a fim de validar a regularidade dos benefícios para milhões de brasileiros.

Alguns dos dados que poderão ter a utilização para este fim são:

  • Registro de vacinação;
  • Consultas no Sistema Único de Saúde (SUS);
  • Comprovante de votação nas eleições;
  • Emissão de passaporte, carteira de habilitação ou de identidade, entre outros.

Neste caso, apenas se houver divergência de dados ou não for possível a confirmação, o beneficiário será notificado para realizar a prova de vida do INSS em 2023.

Como fazer a prova de vida para continuar recebendo do INSS

No caso da notificação por parte do INSS, ela acontecerá exclusivamente pelos canais oficiais. Ou seja, através do app Meu INSS ou via Correios. Se o beneficiário tiver dúvidas, a recomendação é que entre em contato com o órgão, a fim de evitar fraudes.

Pelo app, a prova de vida exigirá apenas que seja feita uma selfie no aparelho cadastrado.

Em resumo, a responsabilidade da prova de vida agora é do INSS, e o segurado deve fazê-la apenas se for solicitado.

Mesmo sem a obrigação, caso o beneficiário deseje realizá-la pela última vez, é só acessar o aplicativo e seguir o passo a passo na guia Prova de Vida.

Imagem: SERGIO V S RANGEL / shutterstock.com