Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É possível pagar para aumentar o score da Serasa?

Existem diversas maneiras para que a Serasa aumente seu score. Será que uma delas é através de pagamento? Confira!

O score da Serasa desempenha um papel importante na vida financeira de uma pessoa, impactando suas oportunidades de crédito. Porém, é um equívoco acreditar ser possível pagar para aumentar tal pontuação.

Caso tenha recebido, por e-mail ou mensagens em geral, alguma promessa de alteração no score mediante pagamento, saiba que trata-se de golpe. Não existe um serviço ou cobrança que garanta uma elevação imediata na pontuação. Mas como, afinal, é possível aumentá-lo?

A chave para aumentar o score da Serasa

O score da Serasa é calculado com base em diversos fatores, sendo que a melhoria da pontuação depende de ações consistentes ao longo do tempo. Por isso, inclusive, que promessas como “aumente seu score em X dias” são falsas.

Dessa forma, pagar as contas em dia, manter um bom histórico de crédito, evitar o endividamento excessivo e buscar a regularização de eventuais pendências financeiras são exemplos de situações que elevam a pontuação. Ademais, o valor das dívidas e o tempo de relacionamento com as instituições financeiras, podem ser fatores a serem considerados.

Portanto, é essencial construir um histórico sólido de pagamentos para que o score seja elevada gradualmente. Além disso, é fundamental ter atenção às informações presentes no seu histórico de crédito e solicitar a correção de possíveis erros ou inconsistências.

O que a sua pontuação diz sobre você?

Um score da Serasa alto indica um bom histórico de pagamento de dívidas e compromissos financeiros, transmitindo confiança às instituições que concedem crédito. Isso facilita o acesso a melhores oportunidades e condições mais favoráveis, pois o risco de inadimplência é menor. 

Por outro lado, um score baixo pode dificultar a obtenção de crédito e levar a condições desfavoráveis, como taxas de juros mais altas e limites de crédito mais restritos. Quanto maior a pontuação, menor é o risco de inadimplência em uma dívida. Por esse motivo, as ofertas são melhores para quem possui mais pontos no sistema.

Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com