Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda: quem caiu na malha fina em anos anteriores já pode consultar restituição

Na segunda-feira (25), teve início a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física do mês de abril de 2022. Este lote abrange restituições residuais de anos anteriores, que caíram na malha fina e já foram regularizadas, conforme informou em nota a Receita Federal.

É provável que você também goste:

Correção da tabela do Imposto de Renda deve ocorrer em 2023

Quanto o vencedor do BBB vai pagar Imposto de Renda?

Por que antecipar a restituição do Imposto de Renda pode ser perigoso?

Como consultar a restituição?

Quem caiu na malha fina em anos anteriores e deseja consultar se a restituição está disponível, deve realizar o seguinte passo a passo:

  • Acessar o site da Receita Federal;
  • Clicar em “Meu Imposto de Renda”;
  • Clicar em “Consultar a Restituição”.

Caso o contribuinte verifique alguma pendência na declaração, ele pode retificar, corrigindo as informações inconsistentes.

Também é possível efetuar a consulta da liberação das restituições do Imposto de Renda através do aplicativo em smartphone e tablets (disponível para Android e iOS) e ainda verificar a situação da inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Como a restituição residual é paga?

A restituição residual é paga diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na Declaração do Imposto de Renda. Caso o crédito não for realizado, por algum problema na conta, a quantia ficará disponível no Banco do Brasil por até um ano.

Se isso acontecer, o cidadão tem a possibilidade de reagendar o crédito do valor por meio do Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB, através dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

E, se acontecer do contribuinte não realizar o saque da quantia da restituição em até um ano, ele deverá solicitar através do Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, e:

  • Acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”;
  • Clicar em “Meu Imposto de Renda”;
  • Clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

No dia 29 de abril, de acordo com a Receita Federal, 210.153 contribuintes receberão o crédito bancário referente a restituição residual, totalizando R$ 180,556.530,18. Dessa quantia, R$ 72.376.567,04 corresponde aos contribuintes que têm prioridade legal, 3.188 são idosos com idade superior de 80 anos e 25.119 são idosos com idade entre 60 e 79 anos. O restante corresponde a 2.295 pessoas com deficiência física ou mental ou moléstia grave, 9.203 pessoas que tiveram a maior fonte de renda seja o magistério e 170.448 contribuintes não prioritários.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com