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É possível receber aumento no Serasa Score fazendo algum tipo de pagamento?

Entenda como a Serasa pode aumentar seu score e se efetuar pagamentos para aumentar pontuação vale a pena. Confira!

A Serasa considera alguns critérios para definir o score dos cidadãos, todos eles relacionados ao histórico financeiro. Portanto, não há como elevar o número efetuando algum tipo de pagamento específico para isso. 

Diante dessa questão, o órgão protetor de crédito destaca que qualquer promessa de aumento nessa pontuação trata-se de um golpe. Com isso, a Serasa instrui a população a se prevenir dessa fraude. 

A fraude é aplicada pois o Serasa Score, de certo modo, define a qualidade financeira da pessoa. Afinal, as ofertas de cartões, limites de crédito, financiamentos, etc, são elaboradas conforme o perfil financeiro de cada um. Assim, criminosos se aproveitam do desejo de aumento da pontuação para agir.

Falsas promessas sobre o Serasa Score

Algumas empresas oferecem a falsa promessa de melhorar o Serasa Score com prazos rápidos estipulados. Portanto, é comum se deparar com promessas do tipo “Aumente seu Score em uma semana” ou, por exemplo, “Receba 200 pontos no Score em um mês”. 

No caso dos golpes, as vítimas podem ser orientadas a efetuar algum tipo de pagamento para a suposta ajuda na pontuação. Nesse sentido, a Serasa destaca que, em hipótese alguma, você deve efetuar pagamentos para aumentar o score. 

Como citado de maneira breve, somente a instituição pode definir seus pontos. Para isso, há uma série de critérios analisados ao longo do tempo. Estando de acordo com esses parâmetros, seu número pode chegar a 1000 sem a necessidade de nenhum pagamento, a não ser os referentes às suas dívidas. 

Como a Serasa calcula sua pontuação?

O quesito de maior peso na definição dos pontos é o histórico de pagamento. Resumidamente, ele analisa se você possui um registro no Cadastro Ativo e se paga as contas em dias. 

Em seguida, o próximo critério diz respeito às dívidas negativadas, tais como pendências, cheques sem fundo, etc. Por fim, os dois últimos quesitos possuem o mesmo peso. O terceiro é relativo às consultas do seu CPF e o último analisa sua evolução financeira ao longo do tempo.

Com base nesses quatro critérios, a Serasa pode deixar seu score entre 0 e 1000. Quanto maior a pontuação, maior a confiança que os órgãos, instituições e empresas terão em te oferecer uma proposta, pois assim se entende que os riscos de inadimplência são baixos. 

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com