Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É possível receber o BPC e o Bolsa Família ao mesmo tempo? Confira

Frequentemente surge a dúvida se é possível receber o BPC e o Bolsa Família ao mesmo tempo. Confira aqui se é possível!

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) contempla milhares de brasileiros que tenham a partir de 65 anos ou que sejam deficientes. Assim, o benefício é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) àqueles que cumprem os requisitos no valor de uma salário mínimo por mês. No entanto, frequentemente surge a dúvida se é possível receber o BPC e o Bolsa Família ao mesmo tempo. 

Assim, no final do ano passado, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta para excluir do cálculo de renda do Bolsa Família, o valor recebido pelo BPC. Portanto, crianças e adolescentes com deficiência que estão recebendo o BPC poderiam, a partir desta alteração, acumular os dois benefícios.

BPC e Bolsa Família ao mesmo tempo

Portanto, a decisão da comissão da Câmara vem da necessidade de evitar que as pessoas que atendem aos critérios para receber BPC fiquem de fora do Bolsa Família por ultrapassarem o limite de renda. 

No entanto, essa alteração ainda precisa passar por análise conclusiva pelas Comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência, e Família, além das Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. 

Veja também:

Veja quem tem direito à aposentadoria especial do INSS

Dessa forma, caso seja aprovada, essa medida poderá representar uma melhora significativa para as famílias com membros portadores de deficiência, expandindo o acesso a benefícios que auxiliam no sustento e na melhoria da qualidade de vida.

Requisitos de acesso aos benefícios

Por fim, confira quais requisitos atuais para ter acesso aos benefícios citados:

Bolsa Família:

  • Ter renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa;
  • Ter cadastro atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

BPC:

  • Mínimo de 65 anos;
  • Deficiência comprovada, se tiver menos que 65 anos;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Nacionalidade portuguesa, desde que comprove residir no Brasil;
  • Cadastro atualizado no CadÚnico há menos de dois anos;
  • Renda familiar de até 1/4 do salário mínimo (R$ 353,00) por pessoa;
  • Não receber outro benefício do INSS.

Imagem: Vergani Fotografia / shutterstock.com