Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É possível se aposentar com 100% do salário?

Será que o INSS permite se aposentar com 100% do sálario? Entenda agora detalhes importantes que podem te ajudar.

A aposentadoria é o benefício que o governo brasileiro paga às pessoas que estão encerrando sua vida profissional em troca das contribuições previdenciárias feitas ao longo de sua carreira. Ela destina-se aos trabalhadores que atingem determinada idade mínima ou que acumulam tempo de contribuição suficiente.

Uma vez concedida, a aposentadoria pelo INSS proporciona uma renda mensal ao beneficiário. Porém, seria possível receber de aposentadoria 100% do salário que tinha? Veja a seguir.

Quais as regras para se aposentar?

Em suma, não. Não é possível receber do governo 100% do valor do seu salário. Isso porque o valor da aposentadoria é calculado com base em uma média dos salários de contribuição ao longo da vida laboral do segurado e está sujeito a limitações impostas pela legislação.

Além disso, as regras para aposentadoria e o cálculo do benefício variam de acordo com o regime previdenciário e a data de ingresso do trabalhador. Atualmente existe a aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, por pontos (soma da idade e tempo de contribuição) e a aposentadoria especial para determinadas atividades profissionais.

A Reforma da Previdência trouxe mudanças significativas nas regras de aposentadoria, aumentando a idade mínima e estabelecendo regras de transição para quem já estava próximo da aposentadoria. Assim, com essas alterações, é necessário contribuir por um período maior e alcançar uma pontuação mínima para receber o benefício.

Eu consigo me aproximar do valor desejado por outros métodos?

Sim! É possível complementar a aposentadoria pública com um plano de previdência privada ou outros investimentos. Essas opções permitem uma maior flexibilidade e podem ser uma estratégia para atingir um nível de renda mais próximo do último salário recebido durante a vida ativa.

Modalidades de aposentadoria no Brasil:

  • Aposentadoria por idade: Concedida aos trabalhadores que atingem uma idade mínima estabelecida por lei (atualmente, 65 anos para homens e 62 anos para mulheres) e tenham um tempo mínimo de contribuição (geralmente, 15 anos).
  • Aposentadoria por tempo de contribuição: Exige um tempo mínimo de contribuição ao INSS (35 anos para homens e 30 anos para mulheres). Não há uma idade mínima, apenas o requisito de tempo de contribuição.
  • Aposentadoria por pontos: É calculada a partir da soma da idade do trabalhador com o tempo de contribuição. O valor da aposentadoria integral é alcançado quando a soma dos pontos atinge um determinado patamar estabelecido pela legislação.
  • Aposentadoria especial: Destinada a trabalhadores que exercem atividades consideradas prejudiciais à saúde ou à integridade física. Exige um tempo de contribuição diferenciado, que varia de acordo com a atividade desempenhada.

Após cumprir os requisitos necessários, o trabalhador pode solicitar a aposentadoria ao INSS. Para isso, é preciso preencher os formulários e apresentar a documentação exigida, como documentos pessoais, comprovantes de contribuição e informações sobre o trabalho exercido.

O INSS analisa o pedido de aposentadoria e, se tudo estiver correto, concede o benefício.

Imagem: shutterstock / Perspective Jeta