Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É possível solicitar a nova carteira de identidade sem sair de casa?

O documento terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como registro geral, único e válido para identificar a pessoa. Saiba como emiti-lo!

O Registro Geral (RG) tem um novo modelo este ano, a Carteira de Identificação Nacional (CIN). Além de trazer mais segurança aos brasileiros, o novo documento tem um visual mais completo, com código internacional MRZ (zona legível por máquina) e está disponível em sua versão online.

A emissão do CIN ainda não está acontecendo em todos os estados do país. No entanto, os governos estaduais tem um prazo para aderir à nova identidade — até o dia 06 de novembro. Por não estar disponível ainda, algumas pessoas questionam se podem emitir o documento pela internet.

Confira os detalhes da nova carteira de identidade

O atual RG ainda será válido até 2032. Os brasileiros, porém, já buscam criar o seu CIN, uma vez que ele oferece mais praticidade. Afinal, já que ele pode ser utilizado em diferentes estados do país, não há necessidade de ter mais de um número de registro emitido em diversos estados.

Agora, o documento terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como registro geral, único e válido para identificar a pessoa portadora. Assim, será mais seguro, já que há maiores dificuldades na criação de identidades falsas. Veja quais informações estarão exibidas no CIN:

  • Nome;
  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Nacionalidade ou naturalidade do cidadão;
  • Assinatura do titular, mas será opcional nos casos de analfabetismo, deficiência ou perda de função momentânea;
  • Filiação;
  • Órgão expedidor, local e emissão;
  • QR Code;
  • Tipo sanguíneo;
  • Informações sobre doação de órgãos.

Quando foi anunciado?

O CIN foi anunciado em 2022, e a emissão começou em agosto do mesmo ano.

Entretanto, apenas 11 unidades federativas aderiram ao novo documento de identificação, sendo elas: Acre, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Paraná, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

E há versão online do CIN?

Embora ainda não esteja sendo emitido em todos os estados, os brasileiros que conseguiram acesso ao novo documento têm as duas versões: física e online, disponível no portal gov.br.

Além disso, alguns estados permitem agendar o novo RG somente pela internet, como São Paulo, Amazonas, Bahia, Santa Catarina, entre outros. Para isso, é necessário preencher um formulário com nome completo, CPF e estado civil fornecido pelo site de cada governo estadual.

Para conseguir a versão online do CIN, acesse o aplicativo gov.br, disponível para os sistemas Android e iOS. Ao fazer isso, selecione a sessão “Carteira”. Em seguida, toque no símbolo de adição (+) e acesse “Carteira de Identidade”. Por fim, para acessá-la, toque em “Adicionar documento”.

Imagem: Divulgação / Governo Federal