Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É possível ter aposentadoria por idade no CadÚnico? Saiba se cadastrar

CadÚnico garante aposentadoria por idade para baixa renda. Aprenda a se cadastrar e garantir seus direitos!

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é o principal meio de entrada em diversos benefícios assistenciais. Assim, muitos se questionam se é possível ter acesso à aposentadoria por idade por meio do CadÚnico.

No entanto, vale destacar que o CadÚnico não dá possibilidade de receber aposentadoria por idade. Contudo, aqueles que estiverem inscritos no CadÚnico, a partir dos 65 anos, desde que cumpram os requisitos, podem receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mensalmente, no valor de um salário mínimo.

Quem tem direito ao BPC

Portanto, para ter acesso ao BPC, que funciona como uma espécie de aposentadoria para as pessoas de renda baixa que não contribuíram com o INSS, é preciso cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter no mínimo de 65 anos;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Nacionalidade portuguesa, desde que comprove residir no Brasil;
  • Estar inscrito no CadÚnico;
  • Renda familiar de até 1/4 do salário mínimo (R$ 353,00) por pessoa;
  • Não receber outro benefício do INSS, nem mesmo de outro regime.

Assim, é possível solicitar o BPC por meio do site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS).

Mão segurando celular que mostra tela inicial do aplicativo do CadÚnico
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

Como se inscrever no CadÚnico

Todavia, como dito anteriormente, antes de solicitar o BPC, é preciso se inscrever no CadÚnico. Dessa forma, embora a inscrição no CadÚnico seja feita exclusivamente de forma presencial, é possível realizar um pré-cadastro no aplicativo CadÚnico (disponível para Android e iOS).  

Veja também:

Restituição do IR 2024: saiba qual valor você irá receber

Então, em até 240 dias, o responsável familiar deve comparecer ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) com os seguintes documentos da família inteira. Assim, para consultar o cadastro acessar o site oficial do CadÚnico ou pelo aplicativo, basta clicar em “Consulta Simples”. Além disso, é possível obter um comprovante de cadastramento. 

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com