Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É seguro pedir empréstimo pelo WhatsApp? Confira dicas importantes

Será que é seguro pedir empréstimo pelo WhatsApp? Saiba mais sobre esse assunto e confira algumas dicas importantes!

Você já recebeu mensagens via WhatsApp oferecendo propostas de empréstimo? Será que esse tipo de acordo é seguro de se fazer? A verdade é que depende. Isso porque alguma empresas, de fato, usam o WhatsApp como canal de contato. No entanto, os golpistas também o fazem.

Sendo assim, a primeira coisa a se analisar é se o número que entrou em contato com você realmente pertence à empresa. Faça uma busca no Google pelo nome da empresa ou pelo próprio número, para ver se outros consumidores têm algum relato que possa ser útil.

Mas não se deixe enganar. Algumas fraudes financeiras são muito bem elaboradas. Há casos em que os golpistas forjam falsos relatos para dar credibilidade ao esquema. Para evitar ser vítima de um falso empréstimo, entenda os cuidados que você deve tomar.

Empréstimo pelo WhatsApp: precauções importantes

Antes de mais nada, você pode ter uma noção se um contato é legítimo ou não analisando a própria mensagem recebida. Mensagens em tom muito alarmista ou com erros de português e digitação muito evidentes são um sinal de fraude.

Outro fator, que deve servir de alerta, são as promoções oferecidas. Caso você receba propostas “irrecusáveis” ou que pareçam boas demais, pense duas vezes. Esse tipo de estratégia é típica de golpistas.

Por fim, lembre-se: em caso de dúvida, o melhor é evitar. Se não estiver seguro que a oferta recebida é verdadeira, prefira buscar seu empréstimo por outros métodos. Existem empresas que realmente negociam por WhatsApp, mas é mais comum que o cliente envie a mensagem antes.

Promoções e ofertas pelo WhatsApp: como saber se é golpe?

É difícil identificar alguns tipos de golpes. Como já mencionado, algumas empresas usam o aplicativo de mensagens para se comunicarem com os consumidores. A grande dificuldade está em reconhecer os contatos reais.

Uma dica que pode ser útil é: nunca faça nenhum tipo de pagamento de taxa prévia. Isso vale tanto para ofertas de empréstimo quanto para investimentos, produtos e afins.

Imagem: Eliseu Geisler / shutterstock.com