Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É seguro utilizar o celular para fazer pagamento por aproximação?

Entenda como funciona o pagamento por aproximação pelo celular e veja se a modalidade de transação é segura

A revolução digital trouxe muitas novidades para a nossa rotina, e uma delas é a possibilidade de realizar pagamentos com apenas um toque no celular. O pagamento por aproximação, também conhecido como NFC (Near Field Communication), veio para facilitar nossas vidas, deixando as transações mais rápidas e práticas.

Contudo, por se tratar de tecnologia e dados financeiros, é necessário ter atenção e tomar certos cuidados. Afinal, assim como investimos em segurança em outras áreas da nossa vida, também devemos investir em segurança quando o assunto é pagamento por aproximação. Veja quais são as vantagens da modalidade de transação com o celular e confira se é seguro.

Quais as vantagens do pagamento por aproximação com o celular?

O pagamento por aproximação tem atraído muitas pessoas por diversas  vantagens. A primeira delas é a conveniência. Isso porque não há necessidade de inserir um cartão físico ou digitar senhas. Basta aproximar o celular da maquininha de pagamento e pronto! A transação é concluída de maneira rápida e fácil​​.

Além da conveniência, a agilidade é outro ponto forte. As transações por aproximação são geralmente mais rápidas que outros métodos de pagamento. Aproximar o celular da maquininha leva apenas alguns segundos, tornando o processo de pagamento em estabelecimentos comerciais mais eficiente​​.

Por fim, a modalidade de pagamento celular oferece flexibilidade. Isso porque é possível armazenar vários cartões e métodos de pagamento em um único lugar, permitindo escolher o preferido para cada transação​​.

É seguro?

A segurança é uma preocupação legítima quando falamos dessa modalidade. No entanto, há várias medidas que tornam este tipo de transação seguro. Um aspecto importante é a criptografia. O NFC utiliza criptografia para proteger as informações financeiras durante o pagamento por aproximação, que faz a transferência do celular para o terminal de pagamento.

Sendo assim, a tecnologia garante que os dados sejam transmitidos de forma segura, sem que haja algum tipo de interceptação. Além disso, a maioria dos métodos de pagamento pedem algum tipo de autenticação adicional.

Essas autenticações podem ser senhas, PIN, impressão digital ou o reconhecimento facial. Isso protege ainda mais o usuário na hora de fazer um pagamento por aproximação.

Imagem: Rido / shutterstock.com