Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Economize no IOF em suas compras no exterior; veja como

A taxa federal do Imposto de Operações Financeiras é cobrada a pessoas físicas e jurídicas em determinadas operações.

Ao realizar determinadas operações financeiras utilizando moeda estrangeira, o Imposto de Operações Financeiras, chamado de IOF, pode representar uma taxa considerável do valor que está sendo pago.

No entanto, o que muita gente não sabe é que é possível economizar no IOF em suas compras no exterior. A estratégia pode representar um alívio para o bolso na hora de utilizar o cartão de crédito para tal tipo de operação.

Entenda a cobrança do IOF em suas compras no exterior

O IOF é um imposto federal cobrado tanto a pessoas físicas quanto a pessoas jurídicas em operações financeiras. Tratando-se de compras no exterior utilizando o cartão de crédito, a tarifa cobrada é de 6,38%. 

É importante destacar que todos os bancos e corretoras que atuam no Brasil precisam cobrar o IOF e repassar o valor ao Governo Federal. As taxas variam a depender do tipo de operação e o uso do cartão para compras no exterior empata entre os percentuais mais altos. 

Por essa razão, é importante levar em conta o percentual, já que o mesmo representa uma parte considerável do total pago na sua compra internacional. 

Saiba como economizar no IOF em compras no exterior

É válido ressaltar que não há como fugir do imposto. Apesar disso, o consumidor pode utilizar de métodos de planejamento e organização para conseguir economizar no IOF. 

Confira os percentuais fixados em cada tipo de operação:

  • Remessa internacional para conta de outra titularidade: 0,38%
  • Remessa internacional para conta de mesma titularidade: 1,1%
  • Compra de moeda em espécie: 1,1%
  • Compra de moeda em cheque de viagem: 6,38%
  • Carregamento de cartão pré-pago: 6,38%
  • Cartões de crédito e débito: 6,38%

Analisando as operações citadas, apesar do cartão de crédito e débito ser uma das opções mais utilizadas, ela representa o mais alto percentual de imposto cobrado. 

As melhores taxas são as transferências feitas por Remessa Online, representando um IOF mais reduzido, a partir de 0,38%. A transação é realizada por meio da plataforma digital da Remessa Online.

Imagem: Prostock-studio/shutterstock.com