Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS lança calendário anual de pagamentos para 2023, confira as datas

O calendário é dividido conforme o valor que o beneficiário tem direito e de acordo com o número final do benefício do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou, nesta quinta-feira (8) o calendário de pagamentos de 2023. Atualmente, mais de 37 milhões de pessoas recebem benefícios como aposentadorias, pensões e auxílios. Vale lembrar que os repasses referentes ao mês de novembro foram finalizados ontem (7) e os de dezembro começam no dia 23.

Assim como já ocorre, o calendário é dividido conforme o valor que o beneficiário tem direito e o número final do benefício. Os segurados que recebem até um salário mínimo têm acesso ao pagamento na última semana do mês. Quem ganha acima de um salário começa a receber na primeira semana do mês seguinte.

Calendário de pagamento de benefícios do INSS 2023

Confira abaixo o calendário oficial de pagamento de benefícios do INSS.

Como consultar benefícios do INSS

O segurado pode consultar seu benefício do INSS por meio do site (clique aqui) ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS). Na página, é necessário fazer o login com CPF e senha para ter acesso ao extrato de pagamento e outras informações disponibilizadas pelo instituto.

Além disso, o beneficiário pode realizar a consulta ligando para a Central de Atendimento do INSS, no número 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília). Durante a chamada, será necessário informar CPF e outros dados cadastrais.

Aumento no valor de benefícios do INSS em 2023

A equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defende rever as alterações aprovadas na Reforma da Previdência, em 2019. Com isso, uma reversão dos cálculos de pensão por morte e aposentadoria por invalidez poderá ocorrer no ano que vem. Ou seja, os beneficiários desses benefícios podem passar a receber mais.

Hoje, o valor da aposentadoria por invalidez é de 60% da média das contribuições, mais 2% por cada ano superior aos 15 anos de contribuição. Enquanto isso, a pensão por morte equivale a 50% da quantia do benefício, mais 10% por cada dependente. No entanto, a equipe de Lula propõe que os cálculos passem a funcionar da seguinte forma:

  • Pensão por morte no novo governo Lula: a taxa ficaria entre 70% e 80%, mais os 10% por cada dependente.
  • Aposentadoria por invalidez no novo governo Lula: valor integral.

Imagem: rafapress / shutterstock.com