Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Educação Financeira: mais de 80% dos bancos oferecem aos clientes; veja alguns exemplos

A educação financeira pode ser acessada pelos clientes por diferentes canais dos bancos brasileiros. Saiba mais!

A educação financeira é um fator primordial para que as pessoas possam lidar com dinheiro de uma melhor forma. Por meio dela, é possível aprender e criar responsabilidade com a renda mensal, além de saber quais são as melhores opções quando sobra uma quantia. Nesse sentido, diversas instituições financeiras oferecem serviços relacionados ao tema aos clientes. 

De acordo com a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária deste ano, 81% dos bancos disponibilizam serviços de educação financeira. Assim, com a expansão do cenário digital, os usuários podem acessar essas informações facilmente por meio do celular ou computador.

Bancos que oferecem serviços de educação financeira 

Dentre os bancos mais conhecidos entre os brasileiros, a maioria disponibiliza serviços ou até mesmo plataformas com conteúdos sobre educação financeira. Veja alguns exemplos.

Nubank: conteúdo financeiro

O Nubank oferece uma aba completa chamada “Seu Dinheiro” em seu site oficial, onde publicam diversos textos que abordam assuntos relacionados a finanças. Eles atualizam constantemente as matérias e ampliam diferentes temas. O acesso é totalmente gratuito.

Banco do Brasil: ferramenta de prática da educação financeira

O Banco do Brasil, instituição pública que atende milhões de brasileiros diariamente, conta com o “Minhas Finanças”. Você pode acessar o recurso através do aplicativo, explorando diferentes ferramentas para ajudar na organização diária do dinheiro que está em sua conta.

Itaú 

Por fim, o Itaú também faz parte dos grandes bancos que oferecem conteúdos que contribuem para a educação financeira. A instituição disponibiliza informações em seu site oficial e em seu blog. Além disso, a empresa publica dicas que podem ser aplicadas para melhorar a organização e quitar as dívidas. 

Oferta de serviços aos clientes

De acordo com o levantamento da Febraban, a oferta de serviços dos bancos acontece por meio de diferentes canais, sendo que a Página do Site (27%) e o E-mail (18%) são os principais canais para chegar aos usuários. Os famosos Aplicativos ficam logo atrás, com 16%. 

Veja também:

Inscrições para estudantes receberem auxílio de até R$ 375 estão abertas até dia 27 de setembro

Quando se trata do número de contas ativas, o cenário é um pouco diferente. Em 2022, foram registradas 208 milhões de contas ativas no mobile (app) e 41,1 milhões de contas ativas no internet banking (site).

mãe e filho colocando dinheiro em um cofrinho
Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock.com