Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Emprego: Como se destacar em um processo seletivo?

Para ter o sim, é necessário ter o currículo selecionado, ir bem na entrevista e ainda ter um perfil que bate com a empresa e a vaga.

0

Conseguir um emprego nem sempre é uma tarefa fácil. Existem diversas etapas em um processo seletivo, e por isso, é normal não saber qual o melhor jeito de lidar com todas. É dito isso, pois para conquistar o sim, é necessário ter o currículo selecionado, mandar bem na entrevista, bem como ter um perfil que bate com a empresa e a vaga. Por isso, confira abaixo como se destacar em um processo seletivo. 

Emprego: Como se destacar em um processo seletivo?

Inicialmente é preciso dizer que não passar em um processo seletivo, nem sempre tem a ver com você. Outras pessoas podem ter mais experiência para a vaga. Ou ainda, a empresa pode seguir outro caminho ou ter diferenças fundamentais de valor entre você e a empregadora.

Entretanto, antes de enviar o currículo para toda empresa, é importante criar uma estratégia. Além disso, é necessário ter clareza do que é importante fazer. Assim, a busca é mais objetiva, eficiente e menos frustrante. Confira abaixo, algumas dicas. 

Sobre o currículo

O currículo é a porta de entrada para conseguir um emprego. Dessa forma, o segredo de um bom currículo é saber organizar e priorizar as informações. Não é necessário contar toda a sua trajetória profissional, e sim, privilegiar as experiências, os cursos e as certificações.

Ou seja, não perca tempo “enchendo a linguiça”, dizendo suas qualidades. As mesmas o recrutador vai desejar investigar quando falar com o candidato. Além disso, é preciso cuidar o formato do currículo. Apesar de não existir um padrão de layout, o currículo precisa ser limpo, organizado, e com informações fáceis de localizar. 

Por fim, tome cuidado com o tamanho. Apesar de não haver um tamanho máximo de currículo, é importante constar apenas aquilo que realmente importa. Em suma, recomenda-se em torno de duas páginas, para não cansar o recrutador. 

Como se preparar para a entrevista de emprego?

Se preparar para uma entrevista de emprego é fundamental para um bom resultado. Afinal, quando uma empresa te seleciona para um processo seletivo, ela espera alguma noção sobre a empresa e o mercado no qual ela atua. Por isso, é importante pesquisar sobre ela, sua história de formação, bem como o seu portfólio de produtos ou serviços. 

Além disso, a comunicação faz parte de uma boa entrevista. Se a sua comunicação não for um dos seus pontos fortes, praticar uma entrevista conversada é importante. Dessa forma, é possível trabalhar a insegurança, a timidez e a fala. 

Por fim, é necessário que você tenha consciência de que pode passar por duas ou três entrevistas de emprego até a fase final de um processo seletivo. Dessa forma, é importante, além de se preparar, o candidato trabalhar a ansiedade e a paciência. 

O que você não pode falar em uma entrevista de emprego?

Os erros não são necessariamente eliminatórios em um processo seletivo. Entretanto, podem te colocar em desvantagem em relação aos demais candidatos. Dessa forma, não se preparar pode te prejudicar. Já que as respostas podem não ter conexão com a área, mercado ou desafios reais enfrentados pela empresa.

Em suma, jamais fale mal do emprego anterior ou atual. Bem como não reclame do chefe, ou dos colegas. Acima de tudo, foque a entrevista em você. E se não der para fugir dessas perguntas, pense nas experiências positivas do emprego, por menores que sejam. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook,  Twitter,  Twitch  e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: tsyhun / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...