Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Em seis anos, comércio perdeu 466 mil postos de trabalho no Brasil

Dados foram divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (29).

Em seis anos, o comércio brasileiro perdeu 466 mil postos de trabalho no Brasil. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (29). Além disso, nesse mesmo período, o comércio brasileiro perdeu 177 mil empresas. Os dados fazem parte da última edição da Pesquisa Anual do Comércio (PAC), realizada em 2019, e reforça o encolhimento do setor, que já ocorre desde o ano de 2014. Então, para saber mais, continue lendo!

Em seis anos, comércio perdeu 466 mil postos de trabalho no Brasil

Assim, de acordo com o IBGE, em 2019, havia no país pouco mais de 1,4 milhão de empresas do ramo do comércio. Ao todo, elas empregavam cerca de 10,2 milhões de trabalhadores. Em 2014, por exemplo, eram cerca de 1,6 milhão de empresas e mais de 10,6 milhões de funcionários no setor. Ou seja, os números mostram que, em seis anos, o comércio no Brasil perdeu 4,4% de seu pessoal ocupado, além de 11% de suas empresas.

O IBGE destacou também que os três segmentos do comércio perderam postos de trabalho. Ou seja, tanto atacado e varejo quanto o comércio de veículos, peças e motocicletas foram afetados. O maior número de vagas fechadas ocorreu entre as empresas varejistas. Contudo, proporcionalmente, foi o comércio por atacado que mais perdeu trabalhadores. Em contrapartida, o setor de atacado foi o único dos três segmentos que registrou aumento do número de empresas no período, com a criação de 6,2 mil novas empresas no segmento, enquanto o varejista perdeu 178,8 mil e o de veículos, 4,6 mil.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: loreanto / Shutterstock.com