Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Empresa brasileira vende comida que seria jogada fora com até 70% de desconto

Conheça uma startup que comercializa comida que seria jogada fora. com até 70% de desconto. Descubra mais sobre essa prática

Você sabia que uma parte da comida produzida pela indústria nem chega aos supermercados? Isso acontece por diferentes razões. Por exemplo, muitos produtos passam da validade antes mesmo de chegarem às prateleiras, já outros, acabam não sendo comercializados por causa de embalagens danificadas.

Outros motivos que podem fazer com que a comida pare nos estoques são erros nos cálculos de oferta e demanda, problemas de logística, entre outros fatores. Todas essas questões fazem com que uma boa parcela de alimentos corra risco de ser jogado fora pelas empresas.

À essa altura, você deve estar pensando: “que desperdício”. No entanto, há uma iniciativa que vem reaproveitando todos esses produtos que iriam para o lixo. Saiba mais a seguir.

Comida: dos estoques para a mesa

A SuperOpa é uma startup que tenta evitar o descarte de produtos e alimentos. Para isso, ela os revende com 70% de desconto em relação ao preço original.

A organização opera mapeando as distribuidoras, com o objetivo de dar um novo caminho para as mercadorias que iriam para o lixo, mas poderiam estar na mesa de alguém.

Grande impacto da SuperOpa

Apenas em 2022, a companhia teve um crescimento de mais de 400%. Isso foi possível graças à um desempenho impressionante: no ano passado, a SuperOpa evitou que mais de 1 milhão de quilos de alimentos fossem descartados. Isso representa aproximadamente R$ 20 milhões em produtos.

Além disso, as atividades da startup também contribuem para o meio ambiente. Estima-se que a empresa impediu, no último ano, a emissão de 2,1 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

Como funciona o reaproveitamento dos alimentos?

A SuperOpa está monitorando constantemente os estoques e atividades das grandes distribuidoras. Assim, com o uso da tecnologia, a companhia é capaz de negociar rapidamente os produtos que a indústria deseja descartar, trazendo-os para o seu centro de distribuição

Uma vez levados ao centro da SuperOpa, os alimentos são cadastrados, mapeados, e passam a ser oferecidos para o consumidor através do aplicativo da empresa.

O app

A plataforma SuperOpa, lançada em 2020, é o local onde acontecem as vendas. Nela, é possível encontrar qualquer produto presente em um supermercado. Os alimentos mais procurados pelos consumidores são laticínios, snacks, produtos de mercearia, itens de higiene e bebidas. Atualmente, há mais de 60 mil usuários cadastrados.

Além dos alimentos, também é possível encontrar shampoos, sabonetes, cremes dentais, entre outros produtos do gênero. As entregas demoram de 1 a 3 dias.

Imagem: 99Art / shutterstock.com