Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Empresa entra com pedido de falência da Tok&Stok

A grande varejista de móveis Tok&Stok enfrenta maus momentos. Saiba o que aconteceu com a empresa para ter um pedido de falência solicitado.

A Tok&Stok, uma das grandes redes varejistas de móveis, está passando por maus momentos, visto que uma consultoria de tecnologia entrou com um pedido de falência da companhia.

Isso aconteceu porque a empresa tem uma dívida de R$ 3,8 milhões com a Domus Aurea, que tem sede em Barueri (SP). 

Esse valor corresponde à conclusão de um projeto que foi antecipado pela consultoria, mas que a Tok&Stok deixou de pagar. De acordo com a empresa, a varejista de móveis não pagou três parcelas referentes ao projeto.

Vale destacar que a varejista reformulou a administração recentemente e demitiu funcionários, além de ter anunciado que algumas lojas fechariam em breve. 

Sobre a dívida da Tok&Stok

É importante destacar que a Tok&Stok tinha um contrato com a Domus Aurea, assinado em 2019. Nesse documento estava prevista a prestação de serviços de gestão e desenvolvimento de tecnologia para a varejista, o que já foi entregue.

Assim, como a Tok&Stok deixou de pagar o que estava previsto em contrato, a consultoria pediu, na última terça-feira (18), ao ajuizado da 3ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, a falência da varejista de móveis.

Além disso, a Domus afirmou que a “insolvência da Tok&Stok é comprovada”, afinal, a empresa deixou de pagar uma dívida que “ultrapassa 40 salários mínimos”. 

Fechamento de unidades e crise no varejo

Como dito antes, a Tok&Stok passa por maus momentos, visto que recentemente anunciou uma mudança na administração, além de demissão de diretores e outros funcionários e o fechamento de quase 20 unidades nos seguintes estados: 

  • Belo Horizonte;
  • Brasília;
  • Fortaleza;
  • Natal;
  • Porto Alegre;
  • Rio de Janeiro;
  • Recife;
  • São Paulo;
  • Vitória.

De acordo com o jornal “Valor Econômico”, a situação da companhia é bastante delicada, visto que ela apostou em uma expansão do setor de varejo, o que não aconteceu. Ou seja, há uma grande quantidade de estoque que a varejista não consegue vender.

Além disso, os custos fixos e as dívidas subiram, ao passo que as vendas diminuíram. Como, por exemplo, o caso da ação de despejo da Tok&Stok, que aconteceu por falta do pagamento de aluguel de um galpão em Extrema, Minas Gerais. 

Imagem: Brenda Rocha – Blossom/ Shutterstock.com