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Empresa registra problema e ALERTA clientes sobre VAZAMENTO DE DADOS; veja se é o seu caso

A Toyota revelou recentemente que dados de seus clientes podem ter se tornado publicamente acessíveis. Entenda aqui!

A Toyota, a montadora que mais vende no mundo, revelou recentemente que informações de seus clientes em alguns países, como da Oceania e da Ásia, podem ter sido expostas publicamente, de outubro de 2016 a maio de 2023, excluindo o Japão.

Nomes, endereços, números de telefone, endereços de e-mail, números de identificação e registro dos veículos estavam entre as informações acessíveis.

Esse novo incidente ocorre logo após a divulgação de um vazamento de dados que afetou 2,15 milhões de usuários no Japão. Confira os detalhes e saiba se você está entre os afetados.

Erro de configuração resulta em vazamento de dados

A Toyota descobriu que o mais recente incidente de vazamento de dados foi resultado de um erro de configuração na nuvem onde a montadora armazenava informações coletadas por concessionárias do exterior, para fins de inspeção de manutenção de veículos.

Dessa forma, a empresa lançou uma ampla investigação em seus ambientes de nuvem gerenciados pela Toyota Connected Corp após o incidente anterior, o que revelou o problema atual.

Acredita-se que a disseminação insuficiente e a aplicação inadequada das regras de manuseio de dados tenham contribuído para essa violação.

Número de afetados e medidas em andamento

A Toyota não divulgou o número exato de clientes afetados pelo incidente nem os países em que eles estão localizados, ou se os clientes da marca de luxo Lexus foram impactados. A empresa está conduzindo uma investigação de acordo com as leis e regulamentos de cada país envolvido.

Até o momento, não foram encontradas evidências de que terceiros tenham copiado ou utilizado os dados dos clientes. É importante ressaltar que a localização do veículo e as informações do cartão de crédito não foram incluídas no vazamento.

Em suma, a Toyota está tomando medidas para abordar e resolver essa situação, implementando um sistema de monitoramento das configurações de nuvem e revisando suas práticas de segurança de dados.

Por fim, os clientes devem ficar atentos a possíveis comunicações adicionais da empresa sobre o incidente e quaisquer ações que possam ser necessárias para proteger suas informações pessoais.

Imagem: Jirsak / Shutterstock.com