Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Empréstimo consignado para trabalhadores da iniciativa privada ficará mais fácil; saiba mais

Crédito consignado para trabalhadores do setor privado fica mais fácil com novas regras. Entenda como contratar com segurança!

Em breve, trabalhadores de empresas privadas poderão ter facilidade semelhante à dos servidores públicos quando o assunto é crédito consignado. Assim, uma mudança significativa está a caminho, que visa simplificar e ampliar o acesso a essa modalidade de empréstimo que permite o desconto das prestações diretamente no contracheque.

Atualmente, a maior parte das operações de crédito consignado é realizada por servidores públicos e aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), principalmente devido à dificuldade de estabelecer convênios entre empresas privadas e instituições financeiras.

No entanto, esse cenário está prestes a mudar com a nova resolução após sua publicação no Diário Oficial da União. Veja mais detalhes!

Nova regulamentação do empréstimo consignado

Portanto, o plano recentemente do governo tem como base a utilização da plataforma e-Social, da Receita Federal, a qual as empresas já utilizam para recolher encargos trabalhistas. Assim, essa integração permitirá a liberação do crédito com menos burocracia e mais segurança, tanto para o empregador quanto para o empregado.

Dessa forma, com o novo sistema, todos os trabalhadores poderão escolher entre até 80 instituições financeiras que já oferecem empréstimos consignados a aposentados e pensionistas. Sem a necessidade de estabelecer um convênio prévio entre a empresa e o banco. 

Veja também:

Secretaria de Saúde convoca beneficiários do Bolsa Família para atualização dos dados; saiba mais

Isso representa uma grande mudança, especialmente para empregados de pequenas e médias empresas que, muitas vezes, não tinham acesso a essas modalidades de crédito mais vantajosas.

Mão segurando várias notas de cinquenta reais cessão de crédito empréstimo
Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil – Edição: Seu Crédito Digital

Principais benefícios da mudança

Por fim, confira os principais benefícios da mudança na regulamentação:

  • Menor taxa de juros;
  • Acesso ampliado ao empréstimo consignado;
  • Processo de contratação simplificado.

Adicionalmente, essa iniciativa do governo também reflete um esforço para estimular a economia, facilitando o acesso ao crédito para milhões de trabalhadores que, até então, encontravam barreiras significativas. Assim, com taxas de juros mais atrativas e menor burocracia, espera-se que haja um aumento no consumo e na qualidade de vida dos trabalhadores beneficiados.

Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil – Edição: Seu Crédito Digital