Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quem solicitar o empréstimo do Caixa Tem passa pela análise de crédito?

Na última segunda-feira (27), a Caixa lançou a sua nova linha de crédito através do Caixa Tem. Em suma, o programa de empréstimo tem uma taxa de juros alta e nada favorável: 3,99% ao mês, para um empréstimo de até 24 meses. Ademais, será que o solicitante passa pela análise de crédito ao pedir o empréstimo do Caixa Tem? Confira a seguir.

CDB Cartão de Crédito voltou! Opção de aumento de limite atrelado ao investimento estava fora do ar

Sobre o empréstimo do Caixa Tem

O usuário pode solicitar empréstimo com valor entre R$ 300 e R$ 1 mil. Além disso, o empréstimo pelo Caixa Tem vai ter uma taxa de 3,99% ao mês e dá até 24 meses para o usuário pagar. De acordo com o relatório Estatísticas Monetária e de Crédito, do Banco Central, a taxa média do sistema bancário está em 1,45% ao mês. Já a taxa de juros do crédito pessoal geral é de 2,42% mensais.

De acordo com Pedro Guimarães, presidente da Caixa:

“Nós poderemos aumentar o crédito e reduzir os juros, a partir do momento que tenhamos conhecimento da capacidade das pessoas de pegar emprestado. O que a Caixa está fazendo nunca foi feito porque essas dezenas de milhões de pessoas, pelo menos 38 milhões de invisíveis não têm nenhuma informação de crédito. Então não há como realizar uma análise matemática”.

O solicitante passa por uma análise de crédito?

A nova linha de empréstimo do Caixa Tem ocorre em um momento em que o auxílio emergencial está perto de acabar. Ademais, o governo não encontrou solução para bancar o Auxílio Brasil, o novo programa social que deve incorporar parte dos brasileiros que ficarão sem o auxílio emergencial.

Além de ter uma taxa de juros extremamente alta, o empréstimo do Caixa Tem impede que os beneficiários do Bolsa Família tenham acesso ao benefício. Além disso, a Caixa cita que quem está restrição no CPF e com o nome sujo na praça não deve ter acesso ao empréstimo. Sendo assim, não vai ter a aprovação de crédito na Caixa para clientes negativados.

Ademais, o solicitante precisa ser aprovado pela análise de crédito feita pela Caixa, de forma automática, no app Caixa Tem. A análise acontece assim que o usuário faz a sua atualização cadastral.

Em suma, ao não ser aprovado no momento, significa que o cliente não passou nos critérios de avaliação de risco de crédito da Caixa. Diante disso, é importante verificar se há restrições cadastrais em seu CPF, bem como se há outros empréstimos que possam comprometer a capacidade de pagamento.

Enfim, quer saber mais sobre tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal  do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: CRIS CAVALHEIRO/shutterstock.com