Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Empréstimo do FGTS: veja vantagens, como solicitar e quais bancos oferecem

Entenda o que é a modalidade de antecipação de Saque-Aniversário do FGTS, suas vantagens e desvantagens e como solicitar empréstimo

A modalidade de antecipação de Saque- do FGTS foi criada pela Caixa Econômica Federal e pelo em 2020, com o intuito de suavizar as consequências econômicas durante a pandemia de Covid-19, que afetou diretamente a economia do país.

A categoria de do FGTS permite a antecipação de até 10 parcelas anuais.

Ainda que a pandemia tenha passado, a opção de linha de crédito continua disponível. Confira a seguir como funciona o serviço e quais suas e desvantagens.

Empréstimo do FGTS

O Saque-Aniversário é uma modalidade que possibilita que o funcionário possa sacar, no mês de seu aniversário, parte do seu FGTS. Até 2020, o acesso ao benefício só era concedido em casos muito específicos.

O recurso de empréstimo do FGTS possibilita que o trabalhador receba de uma vez só o valor que poderia levar 5 anos para receber.

A depender da entidade, a quantidade de antecipados pode variar, chegando a até 10 parcelas. Porém, a Caixa Econômica Federal estipula que o valor máximo do empréstimo não pode ultrapassar 30% do salário do funcionário, nem ser maior que 10% do valor disponível no fundo.

Esse empréstimo pode ser considerado um dos mais vantajosos, pois as únicas taxas que o trabalhador terá que arcar são as referentes à antecipação do saque, sendo que a são muito menores que a de um empréstimo pessoal.

Quem pode pedir a antecipação do FGTS?

As para pedira antecipação do FGTS é bem simples, e dá a oportunidade da maioria das pessoas conseguirem esse empréstimo.

Tendo saldo superior a R$ 300 em conta, ativa ou inativa, e tendo aderido a modalidade de Saque Aniversário por meio do aplicativo do FGTS enquanto trabalhador formal, você já está entre os que podem solicitar o saque.

Onde aderir ao saque-aniversário

Primeiramente, é preciso ativar a função da modalidade de saque por meio dos seguintes serviços oferecidos pela Caixa:

  • Internet Banking CAIXA;
  • Site CAIXA;
  • Aplicativo CAIXA;
  • Aplicativo FGTS.

Autorizar o banco a consultar seu saldo disponível

Em seguida, é necessário que você autorize a instituição financeira a consultar seu valor disponível. Ainda no site ou aplicativo do FGTS, procure a opção, localizada na tela principal, chamada “Autorizar bancos a consultarem seu FGTS”.

Depois, selecione o banco que realizará a antecipação de saque para você e aprove a consulta.

Finalizar contratação

O próximo passo é a simulação do empréstimo. Por meio de um dos canais de atendimento da instituição financeira escolhida, envie seus documentos para que a simulação seja realizada. Se não houver divergência com seus dados, a operação será autorizada e, em até 24 horas, o dinheiro estará na sua conta.

Simulação do empréstimo

Por meio da simulação do empréstimo FGTS é possível analisar os juros e as condições antes de contratar o serviço. A maioria dos bancos que oferecem o serviço de Saque-Aniversário do FGTS possui a opção de simulação da modalidade.

É possível fazer a simulação pelo aplicativo do FGTS ou pelo site da Caixa. Ou, se preferir, procure na plataforma da instituição financeira de sua preferência pela opção “simular empréstimo FGTS”.

Vantagens e desvantagens do empréstimo

Esse empréstimo é uma boa opção para aqueles que não querem ou não podem pagar por parcelas mensais, já que o valor é tirado diretamente do fundo de garantia do funcionário. Portanto, caso precise de dinheiro rápido, essa pode ser uma ótima opção.

Confira, a seguir, algumas vantagens e desvantagens da modalidade.

Vantagens

  • Não há avaliação de risco de crédito;
  • A taxa de juros é baixa, já que o único serviço pago é da antecipação do valor;
  • O valor do empréstimo pode ser usado de acordo com a preferência do trabalhador;
  • O será feito na data do seu Saque-Aniversário do FGTS, ou seja, o pagamento é automático.

Desvantagens

  • O Saque-Aniversário tem prazo de validade de 2 anos, ou seja, o trabalhador só poderá solicitar a mudança para Saque-Rescisão após esse tempo.
  • Escolhendo a opção de Saque-Aniversário, automaticamente é impossibilitado que o indivíduo empregado realize o saque do valor total do FGTS, pelo período de 2 ano, caso haja demissão sem justa causa.

Onde solicitar

Por ser uma opção bastante vantajosa e procurada, as instituições têm aderido cada vez mais a essa modalidade de empréstimo. Confira, abaixo, algumas opções de instituições financeiras que

Banco

O Banco BMG é regulamentado pelo Banco Central e oferece as mais variadas linhas de crédito. Para solicitar o empréstimo do FGTS basta ser trabalhador com saldo em conta referente ao FGTS.

A solicitação do empréstimo pode ser de até 10 parcelas anuais do Saque-Aniversário, com juros de 1,69% ao mês. A solicitação deve ser feita pelo aplicativo do banco e, após aprovação, o valor aparece na conta em até 30 minutos.

Serasa eCred

O Serasa eCred é a plataforma de crédito da Serasa. Nela, o consumidor só precisa preencher algumas informações e, com base no seu perfil, a Serasa compara e indica as melhores opções de empréstimos e cartões de crédito disponíveis no mercado.

Uma das opções disponível no site é procurar por empréstimo usando o FGTS. Confira os detalhes acessando a plataforma neste link.

Caixa Econômica Federal

Clientes Caixa que possuem saldo disponível de FGTS podem realizar a contratação do serviço de empréstimo em qualquer canal de atendimento da instituição bancária.

A taxa de juros cobrada é de 1,79% ao mês, e a antecipação pode ser de até 5 parcelas anuais.

Como encontrar o melhor empréstimo com FGTS

Com tantos bancos disponibilizando essa mesma opção, fica difícil de decidir qual é o melhor empréstimo com FGTS atualmente.

Foi pensando nisso que o Seu Empréstimo Digital foi criado. A plataforma procura, de acordo com o valor e prazo ideal para você, a melhor instituição financeira para solicitar o empréstimo.

A simulação do crédito pode ser feita no site e o pedido é totalmente digital e seguro. Conheça mais clicando neste link.

Imagem: Antonio Salaverry/shutterstock.com