Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Empréstimo empresarial: 5 dicas para não cair em um golpe

Os primeiros meses de 2021 registraram um aumento de 100% nos golpes virtuais.

De acordo com o Instituto de Segurança Pública, os ataques virtuais cresceram 200% só no Rio de Janeiro em 2020, em comparação a 2019. Isso mostra um forte aumento no número de golpes digitais. Além disso, segundo a Febraban, os primeiros meses de 2021 tiveram um aumento de 100% nos ataques de phishing. E no contexto de empréstimo empresarial, o cenário é bem semelhante. 

Conforme Bruno Israel, head de marketing da BizCapital:

“As modalidades de golpes são inúmeras, mas um tipo que chama cada vez mais atenção acontece nas redes sociais. Golpistas utilizam indevidamente o nome de instituições financeiras ou fintechs para abordar pessoas, principalmente no Instagram ou Facebook, com o objetivo de oferecer falsos empréstimos PJ. Depois, para que o suposto crédito seja liberado, é solicitado um pagamento antecipado ao empreendedor que, sem desconfiar de que se trata de um golpe, realiza o depósito. No fim, além de não ter o empréstimo prometido, a vítima ainda leva um grande prejuízo financeiro”.

Pensando nisso, confira abaixo, 5 dicas para não cair no golpe do empréstimo empresarial.

Empréstimo empresarial: 5 dicas para não cair em um golpe

  1. Não faça pagamentos antecipados: Não é normal uma instituição financeira pedir um pagamento antecipado para dar um empréstimo empresarial. Se isso ocorrer, tome cuidado: esse pode ser um grande sinal de que é um golpe!
  2. Nunca divulgue os seus dados sigilosos: Não compartilhe os seus dados pessoais ou bancários. Além disso, não divulgue as suas senhas, os seus tokens e nem os seus códigos de segurança. Em suma, através dessas informações, os criminosos podem clonar os seus documentos, fazer compras em seu nome e até mesmo aplicar golpes se passando por você.
  3. Desconfie de abordagens suspeitas, de links e de taxas muito baratas: Em suma, os golpistas entram em contato para ofertar um empréstimo empresarial com vantagens, com benefícios e com as taxas de juro abaixo do mercado. Além disso, muitos dos golpes ocorrem através do compartilhamento de link falsos. Por isso, nunca clique em um link suspeito.
  4. Solicite o crédito para Pessoa Jurídica no lugar certo: Tenha sempre muito cuidado ao escolher uma instituição financeira ou fintech para pedir empréstimo empresarial. Ou seja, procure sempre por empresas com boa reputação no mercado, e com autorização do Banco Central.
  5. Por fim, antes de fechar negócio, pesquise o que outras pessoas falam da empresa: Quando você escolher a empresa em que vai pedir o empréstimo empresarial, pesquise na internet, se ela tem casos graves de reclamações. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: Atstock Productions / shutterstock.com