Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Empréstimo para assalariado: quais são as chances em meio à crise?

Não é raro que as pessoas assalariadas precisem de uma ajuda financeira extra para pagar as suas contas ou colocar um projeto em prática, ainda mais em meio a uma pandemia. Por isso, é sempre interessante conhecer as condições de empréstimo para assalariado, até mesmo para saber quando é mais provável conseguir essa linha de crédito.

Para começar, cabe lembrar que cada banco faz as suas próprias avaliações do consumidor, ou seja, alguém que consegue a liberação de determinado empréstimo no banco A pode não conseguir a mesma coisa no banco B. Outra diferença é a taxa de juros praticada por cada banco: a mesma quantia de crédito pode sair bem mais cara no final de todas as parcelas justamente porque a porcentagem mensal de juros era maior.

É provável que você também goste:

Auxílio Emergencial: como abrir a Poupança Digital da Caixa?

Por que meu Auxílio Emergencial continua em análise? O que fazer?

MEI: descubra o segredo para fazer um empréstimo facilitado na crise

Quem tem mais chance de conseguir empréstimo para assalariado?

Apesar de cada banco ter as suas próprias formas de avaliação da linha de crédito, existem parâmetros gerais e estar encaixado neles já aumenta as possibilidades de conseguir um empréstimo.

Para começar, é claro que o assalariado terá de comprovar a sua condição, ou seja, ele terá de fornecer um holerite de pagamento ou a sua carteira de trabalho atualmente assinada. Destaca-se que “assalariado” é a mesma coisa que “funcionário”, ou seja, esse tipo de linha de crédito é especial para esse perfil.

Muitos bancos pedem holerites dos últimos três meses, enquanto outros aceitam apenas o último comprovante de pagamento. Mais uma vez, tratam-se de procedimentos específicos de cada empresa bancária.

É imprescindível, porém, ter o nome limpo para conseguir uma linha de crédito, pelo menos para a maioria dos bancos. Nem é necessário imprimir qualquer certificação no SERASA: uma vez que o pedido de empréstimo é feito, o atendente faz uma busca pelo CPF nos bancos de dados nacionais e descobre se já dívidas não negociadas.

Não ter débitos recentes com o banco em questão também aumenta a probabilidade de a linha de crédito ser aprovada. Por exemplo: se uma pessoa acabou de limpar o seu nome depois de uma dívida com o banco A, é possível que ele negue um empréstimo nos próximos meses.

Simulador de empréstimo para assalariado precisa ser usado

Infelizmente, muitos dos assalariados que contraem dívidas chegam a esse ponto porque não fizeram o cálculo correto do quanto podiam comprometer dos seus rendimentos. É por isso que nunca se deve solicitar um empréstimo sem fazer uso do simulador; ele é disponibilizado nos sites e aplicativos de graça.

Para acessá-lo, basta ir ao site do banco desejado e procurar por “linhas de crédito” ou “empréstimo”; logo será possível ver opções como “Simule agora”. Para realizar a simulação, o assalariado deverá informar o seu rendimento, quanto dinheiro deseja receber e quanto conseguiria pagar por mês.

Imediatamente, o sistema bancário mostrará todas as características do empréstimo e o usuário poderá finalizá-lo, aguardando depois a análise por parte do banco. Em algumas horas, a resposta será enviada e, se positiva, logo o assalariado já estará com o dinheiro em conta.

Não é preciso ir até as agências para simular empréstimo

Em períodos normais, muitas pessoas vão até as agências para fazer empréstimos ou simulá-los. No entanto, esse serviço é bem simplificado nos sites e aplicativos bancários e é fundamental que as pessoas permaneçam em suas casas.

Por isso, toda a simulação de crédito para assalariado deve ser feita pelos canais digitais do banco e, se houver dúvidas, elas podem ser esclarecidas pela central telefônica.

Pontuação no SERASA conta muito para o assalariado conseguir seu empréstimo

Todos os CPF ativos fazem parte de um ranking do SERASA, que é chamado de SERASA SCORE. Ele serve para pontuar o nível de credibilidade que determinado cidadão tem perante o mercado financeiro.

O máximo a ser alcançado é 1.000 pontos é preciso que o cidadão se aproxime o máximo possível para ter chances de um empréstimo. Por exemplo: a partir de 700 pontos, a maioria dos bancos já concorda em fornecer a linha de crédito. Entre 500 e 600 pontos, pode ser mais difícil conseguir o empréstimo. Abaixo disso, é mais difícil ainda.

Para manter a pontuação alta no SERASA SCORE, é preciso prestar atenção ao seguinte:

  • Ter o nome limpo, ou seja, negociar qualquer dívida que esteja pendente;
  • Manter o cadastro atualizado junto ao SERASA;
  • Evitar pagar contas em atraso.

Antes de começar o trâmite para pedir um empréstimo para assalariado, vale a pena consultar o SCORE para conferir como está a pontuação do CPF. É só:

  • Acessar o SERASA SCORE aqui neste link;
  • Clicar em “Consultar grátis”;
  • Logar-se com a senha Google, com o Facebook ou criar um cadastro novo;
  • Para entender o motivo de estar com determinada pontuação, é só clicar em “Detalhes do seu score”. Inclusive, serão exibidos nessa área os detalhes de protestos abertos e de dívidas.

Anotou tudo? Espero que esse artigo tenha ajuda você a entender como funciona esse tipo de empréstimo.

Se você está buscando por um, vamos fazer uma simulação rápida? Clique no botão abaixo:

>> Quero fazer uma simulação <<

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: New Africa via shutterstock