Empréstimo para construção: veja quais são as modalidades e como funciona
O empréstimo para construção é uma boa opção para quem deseja construir o próprio imóvel e sair do aluguel. Veja sua modalidades.
O empréstimo para construção é uma forma de aquisição de crédito que se volta para o pagamento de projetos de construção civil e arquitetura. Essa modalidade foi criada para cobrir alguns custos associados à obra, incluindo materiais necessários, mão de obra e até mesmo algumas licenças.
Os brasileiros estão, cada vez mais, buscando essa modalidade de empréstimo, ao precisarem de ajuda na reforma da casa própria. Assim, é também uma alternativa atrativa para quem busca sair do aluguel. Confira nesta matéria as modalidades dessa opção.
Entenda o empréstimo para construção

Essa modalidade segue a regra de outros empréstimos comuns, como a apresentação de uma renda estável, comprovação de crédito sólido, além do plano de construção detalhado com orçamento do que for necessário. Desse modo, também é obrigatório ter mais de 18 anos completos.
Veja também:
Esses serviços não funcionarão no Dia de Finados; saiba mais
Nesse sentido, existem alguns tipos de empréstimos para construção que podem se mostrar mais viáveis para algumas pessoas, dependendo da situação. Confira:
- Empréstimo-ponte: cobre custos iniciais;
- Construção à vista: o dinheiro do empréstimo é liberado conforme a construção avança;
- Construção combinado: unifica financiamento de construção e empréstimo imobiliário convencional;
- Linha de crédito de construção: fornece uma linha de crédito flexível durante a construção, com juros somente sobre o valor utilizado;
- Empréstimo do Governo: o “Minha Casa, Minha Vida” e o FGTS oferecem taxas de juros acessíveis para construção de imóveis, promovidas pelo governo.
Vale a pena contratar?
Se você não tem o dinheiro necessário para realizar a construção de sua casa, o empréstimo será muito bem-vindo. Porém, antes de realizar a solicitação, é sempre importante avaliar sua situação financeira.
A construção de uma casa é um investimento muito importante e significativo para o bolso de qualquer pessoa. Por isso, deve-se procurar a melhor opção de empréstimo para atendê-lo, uma vez que o crédito certo pode fazer muita diferença a longo prazo.
Documentação necessária
Dependendo da instituição financeira contratada, os documentos exigidos para um empréstimo para construção podem mudar. No entanto, é recomendável ter sempre em mãos o documento de identificação (RG ou CPF), um comprovante de renda e, também, de residência e o projeto da construção. Além disso, pode ser necessário a apresentação da certidão de casamento em alguns casos.
Imagem: Jat306/shutterstock.com