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Empréstimos pessoais devem disparar e subir R$ 100 bilhões em breve

Com o surgimento do Open Banking, o mercado imobiliário tende a crescer, assim como os empréstimos pessoais.

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Com a possibilidade de compartilhar dados bancários dos clientes entre as instituições financeiras, via Open Banking, o volume de empréstimo pessoais pode chegar a R$ 94 bilhões em 5 anos. A estimativa integra a Pesquisa Impactos do Open Banking no Mercado de Crédito, feita pela Serasa.

Empréstimos pessoais devem disparar e subir R$ 100 bilhões em breve

Dentre os segmentos, o crédito imobiliário, em especial para o financiamento de imóveis, seria o maior favorecido. É dito isso, pois ele pode movimentar o volume de empréstimos de R$ 30,4 bilhões. Inclusive, o head de Open Banking da Serasa Experian, Leonardo Enrique, disse que em 2021, foram ofertados R$ 815,2 bilhões em linhas de crédito imobiliário pelas instituições financeiras.

Com o surgimento do Open Banking, o crescimento para o mercado imobiliário pode ser de 3,7% depois de 5 anos. De acordo com o levantamento, nos próximos 5 anos, estes devem ser os impactos nas linhas de crédito:

  • Imobiliário: R$ 30,4 bilhões
  • Crédito Rural: R$ 12,3 bilhões
  • Cartão de crédito: R$ 11,9 bilhões
  • Aquisição de veículos: R$ 9 bilhões
  • Crédito Pessoal Não Consignado: R$ 6,4 bilhões
  • Outros créditos: R$ 3,9 bilhões
  • Cheque especial: R$ 1,1 bilhão
  • Compra de outros bens: R$ 0,6 bilhão
  • Microcrédito: R$ 0,3 bilhão

Para fazer o levantamento, os especialistas notaram a possibilidade de incluir novos consumidores no mercado de empréstimos. Foram considerados os dados compartilhados por Open Banking, bem como informações no cadastro positivo.

Por meio do Open Banking, os brasileiros podem movimentar as suas contas bancárias por diferentes plataformas, e não apenas pelo site ou app do banco. Anterior ao Open Banking, o banco não conseguia enxergar o relacionamento do cliente com o outro.

Entretanto, com o novo serviço, as instituições podem, a partir do consentimento do usuário, se conectar às plataformas de outras instituições participantes para acessar os dados. Tendo acesso a essas informações, os bancos podem fazer ofertas de produtos e serviços para clientes de seus concorrentes. Assim, os usuários podem conseguir tarifas menores e condições mais vantajosas em operações como empréstimos pessoais.