Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Reforma Tributária deverá ficar apenas para 2023

Entenda os motivos de a Reforma tributária ter ficado para o próximo e ano e saiba quais serão as vantagens se ela acontecer.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Apesar da expectativa, as votações da Reforma Tributária para o ano de 2022 não foram para frente, o que frustrou diversos empresários e empreendedores. Assim, Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, culpou a defesa de interesses pessoais, além de ser ano eleitoral. 

Tais fatores prejudicaram ainda mais o andamento da proposta que não é tão simples assim. Isto porque a Reforma unifica vários tributos em um imposto sobre o valor agregado, que será dual, isto é, uma parcela local e outra federal. 

Sendo assim, diversos estados e prefeituras ao redor do país resistem à proposta, uma vez que há receio com relação a perda de arrecadação de impostos. Dessa forma, há um impasse e a Reforma não teve continuidade. 

Reforma Tributária

Primeiramente, a Reforma Tributária é político-econômica e visa a mudança da estrutura legislativa na cobrança de taxas e impostos, a fim de modernizar o sistema de tributação. Isso porque, há erros de natureza econômica e social que precisam ser corrigidos. Em suma, essa seria uma mudança na forma de pagar e cobrar impostos no país. 

Quais os principais objetivos da Reforma? 

Primeiramente, um dos principais objetivos da Reforma Tributária é fazer com que o sistema tributário seja mais transparente e tornar mais fácil o processo de arrecadação. Além disso, também espera-se que as mudanças diminuam as burocracias dessas cobranças e estimule a economia do país. 

Sendo assim, com as taxações mais simplificadas, haverá um incentivo para os investimentos e para o consumo, internos e externos.

Quais são as vantagens da Reforma? 

A maior vantagem da Reforma é tornar a cobrança de impostos mais fácil ao unir alguns deles em uma única fonte de arrecadação, tornando, assim, o processo mais transparente. 

Além disso, há a expectativa de que as ofertas de empregos cresçam com a simplificação dos impostos. Sendo assim, haverá incentivo nos investimentos e a compreensão a respeito das taxas cobradas ficará mais clara para a população. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.