Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Endividado no FIES? É possível utilizar o Desenrola Brasil para quitar a dívida?

Você já ouviu falar sobre o Desenrola FIES? Neste artigo, vamos te contar as vantagens e requisitos para participar do programa. Clique aqui!

Em tempos de instabilidade econômica, muitos estudantes que se beneficiaram do FIES se encontram sobrecarregados com as altas dívidas acumuladas ao longo dos anos. Considerando a situação delicada, o governo federal lançou o programa Desenrola FIES.

A medida tem como objetivo dar um fôlego financeiro a esses estudantes. A primeira fase do programa teve início em janeiro de 2023 e durará até maio de 2024. A ideia é permitir que os endividados pelo FIES renegociem suas dívidas, podendo alcançar uma redução significativa dos juros e, em certos casos, até mesmo a quitação total do débito. 

Mas muita gente não sabe como funciona o Desenrola FIES. Neste artigo, nós vamos te contar com mais detalhes a respeito dele. Se você ficou curioso, então continue por aqui e veja tudo que preparamos para você.

Requisitos para enquadramento no Desenrola FIES

Na imagem, computador com a página do FIES aberta na tela.
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Para se qualificar à renegociação, o estudante deve atender a criteriosos requisitos. Além de ter uma dívida vigente, é necessário que o contrato tenha sido assinado e esteja em atraso até o final do ano de 2017 ou até 30 de junho de 2023.

Os estudantes que se enquadram nestes critérios são aconselhados a entrar em contato com os bancos financiadores de seus contratos para que possam facilitar futuros procedimentos. Instituições como a Caixa Econômica Federal já oferecem opções de renegociação pela internet, propiciando mais comodidade aos estudantes.

O programa já está disponível e estende-se até o dia 31 de maio de 2024. Além disso, há o compromisso governamental de promover campanhas publicitárias detalhando regularmente o programa. Portanto, quem estiver interessado, deve correr para poder participar da ação.

Benefícios alcançam sucesso entre jovens endividados

Até o momento, mais de 164.000 estudantes, de diferentes partes do Brasil, já se beneficiaram da iniciativa, totalizando um montante renegociado de mais de R$7,6 bilhões.

Veja também:

Primeiro emprego sem esforço: dicas infalíveis para estrear a carteira de trabalho

As vantagens da renegociação pelo Desenrola FIES são claras: redução significativa do valor da dívida, queda nos juros e, consequentemente, a possibilidade de quitar o débito de forma mais flexível. Com esses benefícios, o programa Desenrola FIES surge como uma opção valiosa para estudantes que buscam alívio financeiro. 

Imagem: rafapress/Shutterstock