Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Endividamento bate novo recorde e alcança quase 80% dos lares brasileiros, aponta pesquisa

Inadimplência atingiu 30% das famílias brasileiras em setembro, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic)

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O endividamento atingiu 79,3% das famílias brasileiras em setembro, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta segunda-feira (10) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).  

Segundo o estudo, entre os lares de baixa renda esse número passou de 80%, um recorde de endividamento. O aumento foi de 0,3 ponto percentual entre agosto e setembro, e 5,3 pontos comparado ao mesmo período em 2021. 

Avanço do endividamento

Embora o endividamento tenha atingido cerca de 80% das famílias brasileiras, o crescimento foi o menor desde abril de 2022, com 0,3 ponto percentual. Na comparação anual, o avanço também foi o menor desde julho do último ano. 

A análise da CNC mostra que 86,5% das famílias possuem dívidas no cartão de crédito, sendo este o maior responsável pelo endividamento das famílias no país. 

Segundo a pesquisa, as mulheres possuem mais dívidas que os homens: são 80,9% comparados a 78,2%. Entre o sexo feminino, as dívidas no cheque especial e no cartão de crédito lideram. 

Entre os homens, os principais causadores de endividamentos são financiamento de casa e carro, crédito pessoal e consignado e carnês de lojas. 

Inadimplência aumentou 

A Peic mostrou que o número de atrasos no pagamento das dívidas atingiu 30% do total de famílias brasileiras em setembro. Na comparação anual, a inadimplência cresceu 4,5% e bateu recorde de maior taxa anual desde 2016.

Das famílias inadimplentes, 10,7% afirmam não ter condições de pagar as contas atrasadas. As altas taxas de juros registradas no país contribuem para a dificuldade do pagamento de dívidas. 

O que a pesquisa de endividamento considera?

A Peic analisa dívidas em cartões de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, crédito consignado, prestações de carro e casa, carnê de loja e cheque pré-datado.

Imagem: SB Arts Media/shutterstock.com