Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Endividamento e inadimplência sobem em agosto

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Em agosto, o endividamento das famílias com carnês e cartões de lojas de varejo cresceu, assim como a inadimplência das famílias. Dessa forma, o endividamento atingiu 19,4%, percentual que corresponde a uma alta de 1,2% em relação com agosto do ano passado.

Já a inadimplência atingiu 29,6% do total de famílias no Brasil, chegando ao maior patamar desde o começo da série histórica em 2010.

Endividados

Os resultados foram divulgados na última segunda-feira (5) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), feita pela entidade, o número de endividados com estes meios de compras tem crescido desde maio deste ano.

Além disso, segundo o levantamento, o aumento do indicador pode ser devido à busca por crédito direto no varejo pelas famílias de menor renda. Sendo que, nos últimos quatro meses, o endividamento nos carnês para esta parcela da população aumentou 1,8% e chegando a 19,8%.

De acordo com a CNC, a alta da contratação de dívidas foi maior entre as famílias com rendimentos até 10 salários mínimos (1,1%).

Outros dados

Em 2022, o aumento no endividamento direto em lojas do varejo é de 0,7% entre as famílias com até 10 salários de rendimento mensal. Já nas famílias consideradas mais ricas, houve crescimento de 3%. 

Ademais, a Peic também indicou que neste período o público masculino está mais endividado nos carnês (19,5%) do que o feminino (18,8%).

No último quadrimestre, a maior proporção do endividamento em carnês do varejo aconteceu junto com a redução de endividados no cartão de crédito (de 3,2%). Pois, as duas modalidades têm um forte vínculo com o consumo no comércio varejista.

De acordo com José Roberto Tadros, presidente da CNC, o movimento é gerado pela busca de compras com crédito mais barato “As famílias estão buscando alternativas de crédito mais baratas por conta da elevação dos juros, e o cartão de crédito foi o tipo de dívida com a segunda maior alta dos juros médios em um ano até junho, 17 pontos percentuais, segundo dados do Banco Central”, destacou.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: David Pereiras / Shutterstock.com