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Enel envia conta de R$ 64 mil a comerciante; ele pagava em média R$ 300

Um comerciante da Vila Prudente, na zona leste de São Paulo, foi surpreendido de forma negativa pela Enel no início deste ano. Humberto José de Lima, de 60 anos, abriu uma distribuidora de água há aproximadamente 5 anos na cidade. O comerciante vende galões de água, e paga em média R$ 300 de conta de energia mensal.

Contudo, o comerciante teve um enorme susto ao ver que sua conta saltou de R$ 251,87 em dezembro de 2021 para R$ R$ 64.203,03 em janeiro de 2022. A diferença corresponde a um aumento de 25.391% em apenas 31 dias e pagaria 21 anos de contas de luz.

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R$ 64 mil, Enel?

“A conta que me mandaram talvez seria o gasto de uma pequena indústria. Nem uma bela padaria gasta isso por mês”, disse o comerciante, que possui apenas duas lâmpadas, um refrigerador com porta de vidro e dois computadores em seu estabelecimento.

O comerciante desabafou dizendo: “Se eu tiver que pagar essa conta, que é impagável, vou precisar vender a loja”. Essa quantia cobrada pela Enel equivale a três meses de faturamento da loja, que emprega dois funcionários.

Desde que recebeu a surpresa desagradável, Humberto peregrina de um lado para o outro tentando resolver a situação. O comerciante afirma que procurou uma unidade de atendimento da Enel e que precisou ir ao local três vezes. Ao buscar solução, foi orientado a protocolar uma reclamação na agência.

A Enel respondeu a reclamação dizendo: “Depois de fazer uma análise, vimos que o número de dias faturados foi maior que o de costume. Isso quer dizer que neste mês a sua conta tem mais dias de consumo. Mas não se preocupe, a leitura não está errada e nem seu hábito de consumo mudou. Por isso, concluímos que o valor cobrado na sua conta está certo”.

De forma automática a Enel dividiu a conta em 2 parcelas de aproximadamente R$ 31 mil cada. Todavia, o advogado especializado em direito do consumidor Angelo Bueno ressalta que parcelamentos ou renegociações só podem ocorrer com a concordância expressa do consumidor. “Caso contrário, não terão qualquer validade”.

Solução para o caso da conta de R$ 64 mil da Enel

Posteriormente, a Enel enfim reconheceu o erro na conta de luz de Humberto José de Lima e cancelou o valor cobrado nessa fatura.

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Imagem: Maxx-Studio / Shutterstock.com