Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Enem dos Concursos: governo anuncia cronograma atualizado; confira

Saiba mais detalhes do novo cronograma do Enem dos Concursos divulgado pelo governo e prepare-se para as provas!

Nesta quinta-feira, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou que o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), também apelidado de “Enem dos Concursos”, sofreu alterações importantes devido aos recentes incidentes climáticos no Rio Grande do Sul.

Este evento, inicialmente agendado para maio, ocorrerá agora em agosto, dia 18, trazendo mudanças significativas para os candidatos. Saiba mais informações sobre o cronograma atualizado a seguir!

O que muda com os novos ajustes do Enem dos Concursos?

Pessoas sentadas em sala de aula fazendo a prova. ENem dos concursos
Imagem: AimPix / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Dentre as principais alterações está a possibilidade de reembolso da taxa de inscrição para aqueles que não puderem comparecer na nova data estipulada. Ademais, o comunicado detalha que além da mudança de data, foram implementadas regras para acomodar aqueles diretamente afetados pelos desastres naturais, como enchentes.

Assim, os candidatos que não puderem realizar a prova no dia agendado terão até o dia 7 de julho para solicitarem a devolução do valor pago pela inscrição.

Ademais, as novas diretrizes para a realização do Enem dos Concursos incluem também a opção de alteração do local de prova para os 2.100 candidatos residentes no Rio Grande do Sul. Isso permite que mais candidatos tenham a oportunidade de participar do concurso, sem a necessidade de grandes deslocamentos, garantindo a inclusão e a igualdade no acesso às oportunidades de emprego público.

Veja também:

Julgamento da revisão da vida toda do INSS é deixado para o segundo semestre pelo STF; saiba mais

Saiba mais sobre as mudanças

Segundo as informações do novo cronograma divulgadas pelo governo, haverá 6.640 vagas distribuídas em diversos órgãos da administração pública federal, abrangendo autarquias e fundações. Além disso, o CNPU reserva 460 vagas específicas para áreas ambientais, com oportunidades no Ibama, ICMBio e no Instituto de Pesquisa Jardim Botânico.

Logo, confira abaixo os detalhes das datas que envolvem o prosseguimento das etapas do Enem dos Concursos.

  • Devolução de taxa e alteração do local de prova: 5 a 7 de julho;
  • Confirmação do local de prova: 7 de agosto;
  • Aplicação da prova: 18 de agosto;
  • Divulgação preliminar do gabarito: 20 de agosto;
  • Resultados finais: 21 de novembro;
  • Convocação: a partir de dezembro;
  • Posse: a partir de janeiro de 2025;

Por fim, para mais detalhes, os interessados podem acessar a página oficial do CPNU, onde também é possível visualizar o edital completo e outras informações pertinentes ao concurso.

Imagem: AimPix / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital