Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Enfermeiros confirmam nova greve; entenda o motivo

Enfermeiros e auxiliares de enfermagem estão em greve. Clique e descubra o motivo por trás da paralisação e onde ela acontece.

Enfermeiros e auxiliares de enfermagem fazem nova greve. De acordo com os profissionais, o motivo é a falta de repasses por parte do governo. Eles reclamam que não receberam os valores referentes ao piso nacional da categoria conforme o anúncio do Ministério da Saúde.

Hoje (26), os profissionais da saúde da cidade de Belém, capital do Pará, estão fazendo uma manifestação em frente ao Hospital e Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti. O sindicato garante que a ação vai continuar até as 19h, mas o estado de greve continua.

Ontem (25), os representantes da categoria estiveram em uma reunião com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém, para entender o que está acontecendo. Entretanto, as partes não entraram em um acordo e um novo encontro vai acontecer no dia 28.

Por que os enfermeiros entraram em greve?

O Ministério da Saúde vai ajudar estados e municípios a cobrir os custos com o novo piso da enfermagem. Assim, enviou repasses para as prefeituras de todo o país. Entretanto, os profissionais que atuam pelo município de Belém afirmam que a secretaria não distribuiu o valor da forma correta.

Quatro enfermeiros parados, em fila, um atrás do outro
Imagem: Sean Locke Photography / Shutterstock.com

Conforme informações do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Pará (Sate), 70% dos servidores da categoria não receberam o valor do acordo. Além disso, a Associação dos Servidores de Saúde de Belém (Assesmub) diz que 90% dos profissionais não receberam o adicional por causa de problemas no sistema da prefeitura.

Repasses irregulares

Outra razão para o indicativo de greve é a diferença entre os repasses que os servidores da saúde receberam. Alguns tiveram reajustes de R$ 2 mil, também há registros de pessoas que receberam algumas dezenas de reais e outras que ficaram apenas com centavos.

Veja também:

Pix e Drex vão PARAR? Movimentação de funcionários do Banco Central põe em cheque serviços

Dessa forma, a categoria vê essa discrepância como um indicativo de irregularidade por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Em contrapartida, o órgão garante que repassou todo o dinheiro de acordo com a carga horária e a formação de cada profissional.

Imagem: Pictrider / Shutterstock.com