Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix e Drex vão PARAR? Movimentação de funcionários do Banco Central põe em cheque serviços

Uma mobilização dos funcionários do Banco Central pode impactar importantes serviços, como o Pix e o Drex. Entenda!

Uma mobilização dos funcionários do Banco Central (BC) pode afetar o funcionamento de importantes serviços oferecidos pela autoridade financeira do país. Logo, isso deve comprometer o funcionamento do Pix e o lançamento do Drex.

A organização dessa manifestação é do Sindicato Nacional dos Funcionários do BC (Sinal). Na última segunda-feira (25), a associação de funcionários afirmou que vai intensificar sua operação-padrão. Saiba mais na sequência.

Mobilização dos funcionários do Banco Central deve impactar Pix e Drex

Ilustração de um grupo de pessoas em greve
Imagem: Pictrider/shutterstock.com

O Sinal indicou que a mobilização afetará alguns serviços relacionados ao Pix. Por exemplo, pode haver o atraso da implementação do Pix Parcelado, além de outras modalidades desse sistema de pagamento. Isso também pode postergar projetos relacionados ao Drex, a nova moeda digital do BC.

Isso não significa, contudo, que haverá a paralização dos serviços, principalmente do Pix. Assim, a nota do sindicato, publicada na última segunda-feira (25), explica que o motivo por trás da mobilização dos funcionários do banco está relacionado à intensificação da operação-padrão.

“O objetivo da operação-padrão é emitir uma mensagem à direção do BC e às autoridades sobre o descontentamento da categoria em relação a paralisia do governo. A reação enérgica e resoluta do Sinal é de intensificar a mobilização por tempo indeterminado”, diz o documento.

Quais são as reivindicações do sindicato?

A mobilização já dura cerca de 2 meses. Aliás, 70% dos funcionários do Banco Central aderiram a ela. A justificativa para essa ação é a “falta de compromisso do governo em negociar com o sindicato”. Segundo o Sinal, não houve a apresentação de uma contraproposta para a categoria.

Entre os pedidos do sindicato estão um bônus por produtividade para especialistas do BC. Ademais, há também a exigência de ensino superior para o cargo de técnico da autarquia. Ainda, eles pedem a alteração de nomenclatura para o cargo de analista.

Veja também:

Quem recebe importante benefício terá atendimento especial na quinta-feira (28)

Em uma live do BC, o chefe do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira da autarquia, Luís Mansur, afirmou que há um sentimento de frustração generalizado quanto à falta de reconhecimento financeiro. Ela só piora, principalmente quanto se observa outras carreiras recebendo aumentos e gratificações, diz Mansur.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com