Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Entenda como irá funcionar a portabilidade de dívidas no rotativo do cartão de crédito

Dívidas no rotativo do cartão de crédito te preocupando? A partir de julho, a portabilidade gratuita te ajuda a reduzir juros!

Sofrendo com as altas taxas do crédito rotativo do cartão de crédito? A partir de 1º de julho de 2024, você terá uma nova opção para reduzir seus custos e sair do endividamento: a portabilidade gratuita da dívida do rotativo para outro banco.

Em síntese, a portabilidade de dívida do rotativo permite que você transfira o saldo devedor do seu cartão de crédito para outra instituição financeira que ofereça taxas de juros mais baixas e melhores condições de pagamento. 

Assim, essa medida, estabelecida pelo Banco Central e pelo Conselho Monetário Nacional, visa dar mais liberdade e autonomia aos consumidores na gestão de suas finanças.

Veja também:

IR 2024: não entrou no 2º lote da restituição? Confira quando será pago o próximo

Como funciona a portabilidade de dívidas no rotativo do cartão de crédito

Portanto, o processo de portabilidade é simples e gratuito. Assim, para solicitar a transferência da sua dívida, você deve seguir os seguintes passos:

  • Escolha um banco que ofereça taxas de juros mais baixas para o crédito rotativo. Compare as ofertas disponíveis no mercado e selecione a instituição que melhor atenda às suas necessidades;
  • Entre em contato com o banco escolhido e solicite a portabilidade da sua dívida. Informe o valor do saldo devedor do seu cartão de crédito e os dados da sua conta bancária;
  • O banco escolhido entrará em contato com o seu banco atual para solicitar a transferência do saldo devedor. Você não precisará se preocupar com essa parte do processo;
  • Após a transferência ser concluída, você começará a pagar as parcelas da sua dívida no novo banco, com as novas taxas de juros e condições de pagamento.
Vários cartões de crédito em forma de leque.
Imagem: Theethawat Bootmata / shutterstock.com

Vantagens da medida

Enfim, a portabilidade de dívida do rotativo oferece diversas vantagens para os consumidores, como:

  • Redução das taxas de juros: Ao transferir sua dívida para um banco com taxas de juros mais baixas, você poderá economizar dinheiro e reduzir o tempo necessário para quitar o saldo devedor;
  • Melhores condições de pagamento: Você poderá negociar prazos de pagamento mais longos e parcelas menores, o que pode facilitar o pagamento da sua dívida;
  • Mais controle sobre suas finanças: A portabilidade da dívida lhe dá mais autonomia para gerenciar seus débitos e evitar o endividamento excessivo.

Imagem: Theethawat Bootmata / shutterstock.com