Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Equipe de Lula deseja suspender o consignado do Auxílio Brasil

O consignado do Auxílio Brasil foi disponibilizado aos beneficiários pelo governo Bolsonaro em 2022. Agora, a modalidade pode ser suspensa!

O empréstimo consignado vinculado ao Auxílio Brasil passou a ser liberado em outubro do ano passado e, antes mesmo disso, já era visto com maus olhos por analistas. Mesmo assim, 1 a cada 6 beneficiários do programa fez a contratação do serviço, de acordo com dados do Ministério da Cidadania. 

Ainda que a modalidade de crédito tenha alcançado uma adesão significativa, o governo Lula faz críticas ao modelo. Por isso, as autoridades políticas desejam suspender o serviço a fim de evitar um superendividamento da parcela mais vulnerável da população. 

Vale ressaltar que, mesmo que a família seja retirada da folha de pagamentos do programa, as parcelas do empréstimo precisarão ser pagas até a quitação da dívida estabelecida pelo contrato. 

Suspensão do consignado do Auxílio Brasil

A equipe de Lula declarou preocupação com os brasileiros que contrataram a modalidade do empréstimo e podem ser excluídos do programa por não atenderem aos critérios de elegibilidade. 

Anteriormente, o grupo de transição já havia discutido sobre a necessidade de redesenhar o Auxílio Brasil para atender os indivíduos que realmente precisam do dinheiro mensalmente. A prioridade é realizar o pagamento por pessoa. Isso porque, no governo anterior, o auxílio foi pago por família, o que pode ter incentivado o desmembramento familiar para conseguir mais de um benefício. 

Nesse sentido, muitos brasileiros devem ser retirados da folha de pagamentos do programa e caso tenham contratado o consignado do Auxílio Brasil, ficarão endividados. Logo, o governo Lula deseja evitar essa situação.

Sendo assim, a equipe de transição quer suspender o serviço até que o Supremo Tribunal Federal (STF) faça uma análise da modalidade e emita um parecer sobre o assunto. 

Comprometimento da renda do Auxílio Brasil

Por fim, vale destacar que o empréstimo consignado do Auxílio Brasil compromete até 40% do valor do benefício para a quitação da linha de crédito. Ou seja, as famílias que optavam pelo serviço já recebiam um valor menor na conta a cada mês. 

Caso essas pessoas passem a receber um valor ainda menor do programa ou tenham os pagamentos interrompidos, a renda própria terá de ser comprometida para que seja possível pagar as parcelas do empréstimo. 

Imagem: rafapress / shutterstock.com