Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

ESCÂNDALO: Toyota suspende vendas de veículos após fraude em motores a diesel!

Últimas notícias sobre a Toyota: fraude nos testes de motores resulta na suspensão mundial de vendas de vários modelos. Entenda as causas!

Fraude na Toyota? De acordo com uma declaração oficial divulgada na segunda-feira, dia 29, a Toyota Industries Corporation, uma divisão da fabricante de automóveis japonesa, confessou ter falsificado testes em motores a diesel para obter resultados mais impressionantes de potência durante o processo de certificação.

A empresa, que também comunicou a suspensão de vendas de diversos modelos em todo o mundo, divulgou uma declaração de explicação sobre o ocorrido.

Segundo a Toyota, durante os testes, “ajustes foram feitos no sistema de injeção de combustível para melhorar os resultados de potência e curva de torque”. Saiba mais a seguir.

Fraude na Toyota: o que diz a empresa?

Placa com a logo e nome da montadora de automóveis Toyota
Imagem: Cobalt S-Elinoi / Shutterstock.com

A saber, a Toyota apontou três razões principais para que a fraude ocorresse:

  • A falta de comunicação com a Toyota Motor Company: o desenvolvimento e os testes dos motores a diesel aconteceram sem os procedimentos padrões de comunicação e alinhamento da empresa;
  • A ausência de conformidade institucional: em todo o processo envolvendo as fraudes, a Toyota falhou em assegurar os valores de “compliance”, sendo eles segurança, qualidade, quantidade e custo. Da mesma forma, a empresa admite que não detectou dados imprecisos;
  • A falha em manter os processos necessários para o cumprimento de leis e regulamentos: inexistia um departamento dedicado à certificação para leis domésticas, pois os processos de regulação estavam encapsulados em regras internas.

Além disso, a empresa admitiu que não havia profissionais para supervisionar o desenvolvimento do ponto de vista de “compliance”. Não houve, também, fiscalização do cronograma dos departamentos de qualidade.

Vendas suspensas, porém Hilux segue isenta no Brasil

A suspensão das vendas impacta vários modelos da Toyota ao redor do mundo. De todas as versões listadas pela fabricante, apenas a Hilux tem comercialização no Brasil. Porém, em um comunicado à Autoesporte, a filial brasileira informou que “esse problema não interfere em nenhum veículo no Brasil”.

A montadora garantiu que a picape Hilux, importada para o Brasil a partir da Argentina, permanecerá à venda, por não apresentar irregularidades. Além desse modelo, outros seis veículos da Toyota e duas linhas de motores a diesel também foram citados, incluindo Hiace, Granace, Land Cruiser Prado, Dyna/Dutro e Land Cruiser.

Embora a empresa tenha se comprometido a investigar o ocorrido e a tomar medidas preventivas para evitar repetições, o futuro das vendas dos modelos afetados e das relações da Toyota Industries Corporation com seus clientes e detentores de ações ainda é incerto.

Imagem: Cobalt S-Elinoi / Shutterstock.com