Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Essas dicas vão te ajudar a economizar gasolina: confira!

Alguns hábitos podem ajudar os motoristas que querem economizar na gasolina. Conheça algumas dicas importantes

Uma das coisas que mais preocupam os motoristas brasileiros é o preço do combustível. O que muitos não sabem, ou não se dão conta, é que existem algumas dicas bastante simples de serem seguidas que ajudam a economizar gasolina.

Os carros são máquinas complexas, possuindo uma série de ferramentas que os condutores utilizam para maior conforto ou, simplesmente, por terem vontade. Mas alguns destes hábitos podem acabar gastando mais gasolina que o normal.

Afinal, o que é que gasta mais gasolina?

Existem uma série de coisas que influenciam no uso da gasolina. Uma delas é o uso da marcha. É preciso respeitar as trocas, adequando-se à velocidade do carro. Marchas menores devem ser usadas em menores velocidades.

Cada carro possui um sistema próprio, então uma boa dica é justamente conhecer seu próprio veículo. Outra coisa que pode passar despercebida é o uso do ar-condicionado, pois, sim, ele gasta gasolina: o dispositivo funciona usando o motor como base, fazendo com que, no processo, o combustível seja acionado.

Também é importante tomar cuidado com coisas como peso excessivo dentro do carro. Deve-se carregar muita bagagem em situações específicas, como viagens. Fora isso, o melhor a se fazer é ir com o carro o mais vazio possível, já que quanto mais carga, maior o esforço do motor, e por consequência, maior o gasto de combustível.

Cuidado com o acelerador

Uma coisa que não se deve esquecer é o uso do acelerador. Acelerar com o carro parado é um gasto de gasolina desnecessário, assim como acelerar com a marcha desengatada. Frear e acelerar bruscamente também são ações desaconselhadas para quem quer economizar.

O ideal é que todos os comandos sejam feitos de forma sutil. Aliás, não recomenda-se acelerar e frear o tempo todo. O melhor a fazer é buscar se manter em uma velocidade constante dentro do que for possível nas condições de trânsito no qual o motorista se encontrar.

Imagem: Pavel Kubarkov / Shutterstock.com